Suassuna repudia artigo de deputado contra o Senado
O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) repudiou nesta terça-feira (5) artigo do deputado federal Inaldo Leitão (sem partido-PB), publicado em 23 de julho no Jornal da Paraíba e intitulado -Para que serve o Senado?-. Para o senador, o artigo é pobre em argumentação, tratando-se na verdade de uma -série de frases mal alinhavadas, típicas dos surtos de desatino-. Respondendo às afirmações do deputado, Suassuna disse que a um parlamentar que desconhece o nome da comissão que presidiu, e da qual ainda é membro, -falta autoridade para questionar a excelência do que se fez ou do que se faz- no Senado.
O deputado afirmou que -a conduta de cada senador é ditada pelo interesse político-partidário e não pelo estado ao qual pertence-. Disse também que não é raro um senador ser adversário do governador, tornando impossível a defesa do estado na casa da Federação, por divergir do programa do governo estadual. Dois dos três senadores paraibanos estariam nessa situação, conforme Inaldo Leitão.
- Esse é um raciocínio que peca pelo menos em duas premissas: de um lado, ao imaginar que os interesses do governo estadual sempre se confundem com os interesses do estado; depois ao inferir que os senadores seriam mesquinhos e tolos a ponto de prejudicar a própria população que lhes confia os votos - afirmou Suassuna, em resposta ao deputado.
Para o senador, é -bem possível- que o articulista ignore o papel desempenhado pelo Senado Federal ao longo da história brasileira até os dias atuais e que o ataque tenha sido fruto justamente dessa desinformação. O senador lembrou as responsabilidades do Senado, que surgiu com a revolução norte-americana e a associação voluntária das antigas colônias, e sua principal função, que é representar as unidades da Federação. Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) solidarizou-se com Suassuna.
05/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Conselho de combate à descriminação contra LGBT repudia declarações de deputado
Deputado João Luiz repudia aumento da tarifa da CEEE
Romeu Tuma repudia ataques que vem recebendo do deputado Jair Bolsonaro
SUASSUNA CRITICA ARTIGO DA VEJA QUE O INCLUI COMO BENEFICIÁRIO DE ISENÇÕES FISCAIS
Artigo - Um crime contra o povo
Governo repudia ações contra a polícia