Subcomissão da Amazônia vai discutir violência no campo



Os trabalhos da comissão externa do Senado que visitou os locais onde ocorreram assassinatos de trabalhadores rurais no Pará e em Rondônia serão debatidos em audiência pública na Subcomissão Permanente da Amazônia, vinculada à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

VEJA MAIS

Nesta terça-feira (13), a Subcomissão aprovou requerimento para a realização do debate, que será em conjunto com a Subcomissão da Amazônia e da Faixa de Fronteira, a qual funciona no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Ao solicitar o debate, a presidente da Subcomissão da Amazônia, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), disse que o recrudescimento da violência no campo tem assumido proporções inaceitáveis com a morte de trabalhadores rurais que denunciavam ação ilegal de madeireiros na região.

Na justificação do requerimento, a senadora afirma que o Senado não se omitiu diante dessas mortes, ao criar a comissão externa de senadores para averiguar os assassinatos. Segundo explica, foram feitas duas visitas da comissão à região e, agora é preciso realizar audiência públicas no Senado para tratar do assunto.

Para o debate, serão convidados representantes dos movimentos rurais e dos governos dos estados do Pará, do Amazonas e de Rondônia, além de representantes do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, da Comissão Pastoral da Terra e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Soldados da Borracha

A Subcomissão da Amazônia também aprovou nesta terça a realização de uma segunda audiência pública para discutir Proposta de Emenda à Constituição (PEC 556/02) que trata dos soldados borracha, nome dado aos brasileiros que entre 1943 a 1945 foram alistados e transportados para a Amazônia para extrair borracha para atender á demanda dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Serão convidados para o debate a relatora da PEC na Câmara, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), além de representantes dos sindicatos dos Soldados da Borracha e do Poder Executivo.Também será chamado o cineasta Wolney Oliveira, para apresentar o filme documentário "Borracha! Para a Glória".

Diligências

Também foi aprovada a realização de visitas técnicas dos membros da subcomissão aos estados da Região Norte para colher sugestões e elaborar um documento que possa contribuir para o desenvolvimento da região.



13/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministros discutem violência no campo em estados da Amazônia Legal

Subcomissão da Amazônia analisa convite a Marina Silva para debater desmatamento da Amazônia

PRODUTORES DENUNCIAM A ACM VIOLÊNCIA NO CAMPO

Comissão Contra Violência no Campo se reúne em MG

Violência no campo é tema de audiência pública na CDH

CPI discute violência contra a mulher no campo