Subcomissão da CRE vai participar de simpósio sobre a Amazônia



A Subcomissão da Amazônia, que funciona no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), vai participar do simpósio Amazônia no Século 21, conforme requerimento do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) aprovado nesta terça-feira (4). O evento, que será realizado ainda no segundo semestre deste ano, é uma realização conjunta da CRE e da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados.

Na opinião de Mozarildo, embora a Amazônia esteja no centro das discussões sobre mudanças climáticas e seja motivo de preocupação mundial, o debate deve incluir a população local. Para ele, é necessário conciliar as ações humanas que busquem o desenvolvimento com as que minimizem os impactos e degradações ambientais e proporcionem o desenvolvimento regional sustentável.

Durante o seminário serão realizadas discussões com a participação de representantes da comunidade acadêmico-científica e de parlamentares. Paralelamente, haverá uma mostra de produtos industriais, artesanais e culturais da região. O presidente da CRE, senador Heráclito Fortes (DEM-PI) indicou o senador Mozarildo para representar a subcomissão no evento.

Esclarecimentos

Na mesma reunião, a CRE aprovou requerimento apresentado pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), solicitando ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, esclarecimentos e providências a respeito de constrangimento sofrido pelo senador belga, Jaques Brotchi no aeroporto internacional dos Guararapes, em Recife.

Jarbas Vasconcelos disse que o parlamentar belga foi isolado por mais de 45 minutos numa sala com policiais, apesar de ter apresentado os documentos solicitados. Jaques Brotchi, informou o senador, detém passaporte diplomático, é professor de Neurocirurgia da Universidade de Bruxelas e atual presidente da Federação Mundial da Sociedade de Neurocirurgia (WFNS, sigla em inglês).

Por sugestão do senador Heráclito Fortes, aprovada pelo colegiado, o pedido de esclarecimento será encaminhado também ao ministro da Justiça, Tarso Genro.

Raposa Serra do Sol

A CRE aprovou requerimento do senador Mozarildo Cavalcantivai solicitando a designação de um parlamentar para acompanhar operação da Polícia Federal, na Reserva Indígena Raposa-Serra do Sol, localizada em Roraima. O objetivo da operação seria a retirada da área da reserva de produtores de arroz.

Em 2005, a reserva, que se localiza na região da tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, foi homologada como terra indígena pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



04/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana comparece a simpósio sobre desenvolvimento da Amazônia

Tião Viana comparece à abertura de simpósio sobre desenvolvimento da Amazônia

Vanessa Grazziotin destaca realização de simpósio sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia

Sabesp: Trabalho da empresa é escolhido para participar de Simpósio de Engenharia Sanitária e Ambien

Subcomissão sobre crise na Amazônia aprova roteiro de trabalho

Mangabeira participa de primeiro debate de subcomissão sobre futuro da Amazônia