Subcomissão sobre crise na Amazônia aprova roteiro de trabalho



A Subcomissão Temporária para Acompanhar a Crise Ambiental na Amazônia, presidida pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), apresentou e aprovou plano inicial de trabalho que propõe audiências públicas e viagens pelo Norte do país. O relator da comissão, senador Expedito Júnior (PR-RO), propôs parceria com a comissão externa criada recentemente pelo Senado para acompanhar a operação Arco de Fogo, da Polícia Federal, dedicada ao combate da exploração ilegal de madeira nos municípios que exibiram os maiores índices de desmatamento na Amazônia em 2007.

A primeira viagem da subcomissão, segundo proposta feita por Expedito Júnior, terá o Pará como destino e se inicia na próxima quarta-feira (16). O roteiro de visitas ao estado inclui os municípios de Tailândia e Breves, na quinta-feira (17); Paragominas e Belém, na sexta-feira (18). Na terça-feira seguinte (22), está agendada reunião com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara.

Além desses compromissos, Expedito Júnior sugeriu a apreciação de alguns projetos da alçada da subcomissão, como o de sua autoria que propõe ações de integração entre lavoura e pecuária. No próximo dia 24, os senadores seguirão para Rondônia, onde visitarão os municípios de Machadinho do Oeste, Buritis, Vilhena e Porto Velho. Na semana seguinte, o estado visitado será o Mato Grosso, com passagem da comitiva parlamentar também pela Amazônia e pelos estados do Acre, do Tocantins e de Roraima.

De acordo com o senador Gilberto Goellner (DEM-MT), esta é uma oportunidade única para se observar a "inoperância" de órgãos fiscalizadores com a preservação das matas. O parlamentar argumentou que apenas fazer operações relâmpagos e colocar fiscais em áreas de exploração não impede a ampliação no número de grileiros.

Também ficou acertada a realização de audiências públicas com representantes da Embrapa, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazom), secretários estaduais de Meio Ambiente, madeireiros, agricultores e pecuaristas.



08/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão sobre crise ambiental na Amazônia aprova plano de trabalho

Subcomissão da Amazônia discute roteiro de trabalho na terça

SUBCOMISSÃO DA "GUERRA FISCAL" APROVA ROTEIRO DE TRABALHO

Subcomissão do Fórum Mundial da Água aprova roteiro de trabalho

SUBCOMISSÃO DE CINEMA APRESENTA ROTEIRO DE TRABALHO NA TERÇA

SUBCOMISSÃO DE RÁDIO E TV SE REÚNE PARA TRAÇAR ROTEIRO DE TRABALHO