Subcomissão da Saúde debate situação dos doentes renais crônicos



Preocupado com a assistência à saúde dos pacientes renais crônicos do país, o senador Papaléo Paes (PMDB-AP) apresentou requerimento para a realização de audiência pública na Subcomissão Temporária da Saúde, presidida por ele e que funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A reunião acontecerá a partir das 19h desta terça-feira (10) e contará com a participação de cinco especialistas na área.

A intenção de Papaléo, de acordo com o requerimento de solicitação da audiência, é a de aproveitar os debates para colher subsídios para a atuação do Senado em relação aos doentes renais, em especial sobre a assistência ao pacientes de hemodiálise - processo terapêutico em que o sangue, mediante o uso de equipamento especial, é depurado de substâncias nocivas.

Estão confirmadas as presenças de dois representantes do Executivo, sendo um da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, a ser designado, e o outro, o secretário de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, o médico Jorge Solla.

Também deverão participar dos debates os seguintes convidados: a presidente da Federação das Associações de Pacientes Renais Crônicos e Transplantados, Neide Barriguelli; o presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante, o médico Washington Corrêa; e o presidente da Associação dos Renais e Transplantados do Rio de Janeiro, Gilson Nascimento Silva.



09/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão da Saúde discute situação dos pacientes renais crônicos

Saúde amplia tratamento para doentes renais crônicos

Moreira Mendes denuncia descaso com doentes renais crônicos

Jayme Campos pede mais atenção dos governantes para doentes renais crônicos

Saúde convoca doentes crônicos para tomar vacina contra a gripe

Tião Viana pede mais atenção das autoridades para os pacientes renais crônicos