Subcomissão do Idoso cria selo Cidade Amiga da Terceira Idade
A criação do selo Cidade Amiga da Terceira Idade foi anunciada pelo presidente da Subcomissão Temporária do Idoso, senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), nesta terça-feira (6), durante audiência pública convocada para discutir a situação do segmento. A iniciativa pretende premiar os municípios que se destacarem na implementação de políticas públicas voltadas para a assistência, inserção social e melhoria da qualidade de vida dos brasileiros na faixa dos 60 anos.
Na ocasião, Sérgio Cabral propôs uma parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), que estabeleceria os critérios para premiação, cuidaria da elaboração de um questionário e avaliaria as informações repassadas pelos participantes. Caberia ao colegiado divulgar a instituição do prêmio, de caráter anual, aos 5,5 mil municípios brasileiros e disponibilizar inscrições por meio da página do Senado na internet.
Já a vice-presidente do colegiado, senadora Iris de Araújo (PMDB-GO), invocou sua experiência com idosos abandonados, enquanto primeira-dama de Goiás, para atestar o preconceito existente contra essa parcela da população. -Se há pouco tempo falávamos dos meninos de rua, hoje temos idosos nos sinaleiros pedindo ou vendendo balas para sobreviver-, comentou.
O senador Aelton Freitas (PL-MG) considerou um -nicho- a assistência prestada à terceira idade, -um segmento esquecido, mas que pode fazer muito pelo país pela sua bagagem de conhecimento e experiência-. O senador Leomar Quintanilha (PFL-TO) lamentou a carência de profissionais dedicados à geriatria e à gerontologia e previu que, diante da progressão geométrica no aumento do número de idosos, o contingente de brasileiros idosos poderá chegar a 40 milhões em 20 anos.
Requerimentos dos senadores Demostenes Torres (PFL-GO) e Leomar Quintanilha também foram aprovados na reunião. Demostenes solicitou a vinda à subcomissão da promotora de Direito à Cidadania de Goiás, Marilda Helena dos Santos, para debater a legislação dirigida à terceira idade. Quintanilha requisitou uma comissão de senadores para examinar, junto à Secretaria de Ação Social do Distrito Federal, repasses de recursos para instituições de atendimento aos idosos.
06/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado lança Cidade Amiga da Terceira Idade
Senadores visitarão municípios inscritos no "Cidade Amiga da Terceira Idade"
MÉDICO DEFENDE NA SUBCOMISSÃO DO IDOSO DEBATE NACIONAL SOBRE TERCEIRA IDADE
Selo São Paulo Amigo do Idoso amplia ações para a 3ª idade
Programa SP Amigo do Idoso prioriza atenção à terceira idade
Centro de Referência do Idoso oferece atividades para a terceira idade