Senadores visitarão municípios inscritos no "Cidade Amiga da Terceira Idade"



A Subcomissão Permanente do Idoso, presidida pelo senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e que faz parte da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), aprovou, nesta quarta-feira (24), o início da avaliação dos municípios inscritos no programa "Cidade Amiga da Terceira Idade". O primeiro estado a ser visitado será Minas Gerais.

A partir do próximo dia 1º, médicos da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) farão visitas a municípios selecionados para comprovar as ações neles desenvolvidas em favor dos idosos. Mais de 200 municípios foram inscritos no programa "Cidade Amiga da Terceira Idade", de iniciativa da subcomissão e que foi formulado por uma equipe coordenada pela SBGG.

Um convênio entre o Senado e o Serviço Social do Comércio (Sesc) possibilita os deslocamentos dos médicos para a avaliação dos municípios. O "Cidade Amiga da Terceira Idade" tem o objetivo de "incentivar os municípios do Brasil a desenvolverem práticas públicas cada vez mais aperfeiçoadas para seus cidadãos idosos". As cidades que possuírem programas exemplares receberão um Certificado de Qualidade.

A subcomissão aprovou ainda uma série de propostas de seu vice-presidente, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), para 2005. Entre as sugestões acolhidas, está a realização de audiências públicas nos estados, com a presença dos integrantes da subcomissão, de autoridades, de representantes dos conselhos estadual e municipal dos idosos e dos principais veículos de comunicação "com a finalidade básica de discutir a situação dos idosos no estado à luz do Estatuto do Idoso, além de recolher subsídios para novos projetos de leis".

Outra proposta de Quintanilha aprovada foi a promoção, no Senado, de um encontro de presidentes dos conselhos estaduais dos idosos, "com a finalidade de discutir a situação dos idosos nos estados e serem estimulados a lutar pela criação de cursos de Geriatria e Gerontologia Social nas Universidades de seus estados, além de outros benefícios que ajudem no aumento da auto-estima do idoso".Também foram acolhidas a sugestão de visita dos membros da subcomissão aos ministros de Estado, com o objetivo de acelerar a implementação da Política Nacional do Idoso, e a proposta de estimular a criação, nos estados e municípios, de uma assessoria especial para assuntos do idoso.



24/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado lança Cidade Amiga da Terceira Idade

Subcomissão do Idoso cria selo Cidade Amiga da Terceira Idade

Senadores visitarão presos do MST

Senadores visitarão comunidades quilombolas no Rio Grande do Sul

Senadores visitarão a Guiana para fortalecer relações bilaterais

Ecoturismo atrai público da terceira idade