Subcomissão Permanente da Memória debate abusos no regime militar



Com participação do ex-coordenador da Comissão Nacional da Verdade e ex-procurador-geral da República Claudio Fonteles, a Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça do Senado debaterá na segunda-feira (26) os abusos de agentes do Estado durante a ditadura militar.

Além de Fonteles, foram convidados para o debate Fábio Borges da Silva, pesquisador da Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da Universidade de Brasília (UnB); Gilney Viana, coordenador do projeto "Direito à Memória e Verdade" da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; e Maria Eliana de Castro Pinheiro, integrante do Comitê pela Verdade, Memória e Justiça do Distrito Federal.

Os debatedores também devem interagir com o público por meio do Portal e-Cidadania e do Alô Senado (0800-612211).

Instalada em 9 de abril e vinculada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), a Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça é presidida pelo senador João Capiberibe (PSB-SE). Seu objetivo é realizar ações conjuntas com a Comissão Nacional da Verdade e a subcomissão congênere da Câmara dos Deputados para apoiar as investigações sobre violações aos direitos humanos ocorridas entre 1964 e 1985.

Em debate anterior, em 22 de maio, a subcomissão debateu o Relatório Figueiredo, documento que denunciou atrocidades contra índios nas décadas de 1940, 50 e  60 e tinha sido dado como desaparecido por mais de 40 anos.



23/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão debate abusos no regime militar

Subcomissão Permanente em Defesa do Emprego debate situação do fundo Aerus

Revisão da Lei de Anistia é defendida em debate na Subcomissão da Memória

O SENADO E O INÍCIO DO REGIME MILITAR

CE cria subcomissão permanente do livro

MEMBROS DA SUBCOMISSÃO PERMANENTE DO JUDICIÁRIO