Subcomissão vai fazer levantamento de ações para implantar Lei de Resíduos Sólidos
Cícero Lucena, presidente da Subcomissão: municípios têm dificuldades financeiras e poucos técnicos
Foi aprovado nesta terça-feira (11) o plano de trabalho da Subcomissão Temporária de Resíduos Sólidos, que fará o levantamento das ações já implementadas nos municípios para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/2010.
Segundo explicou o presidente da subcomissão, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), a lei determina a elaboração de planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos, prevendo a eliminação dos lixões até 2 de agosto e a implantação de medidas para a coleta seletiva e a adoção de sistemas de logística reversa.
De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), apenas uma pequena parcela das cidades conseguiu concluir o plano. Para conhecer as dificuldades enfrentadas para o cumprimento da lei, serão realizadas duas audiências públicas com técnicos dos Ministérios do Meio Ambiente, das Cidades e da Saúde, além de representantes da CNM, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
– Sabemos que um dos grandes problemas dos municípios é a falta de quadros técnicos, mas também existem as dificuldades financeiras – adiantou.
Estão previstas ainda outras três audiências públicas, para tratar de temas como a coleta seletiva e a inclusão de catadores; a implantação de sistemas de logística reversa; e as soluções inovadoras para a reciclagem de resíduos sólidos.
– Queremos conhecer os números dos [municípios] que já fizeram o plano e que estão atuando no cumprimento dessa legislação, mas também queremos levantar quais são os desafios, que alternativas devemos propor em termos de ajuda financeira [às prefeituras] – disse, ao citar como exemplo recursos de emendas de bancada destinadas por ele para pequenos municípios da Paraíba.
Ainda na reunião desta terça-feira, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foi indicada relatora da subcomissão, em substituição ao senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).
Na condução dos trabalhos do colegiado, Cícero Lucena tem a seu lado, como vice-presidente, o senador Eduardo Amorim (PSC-SE).
11/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Catadores ajudam a implantar Política de Resíduos Sólidos
CMA poderá ter subcomissão para acompanhar política de resíduos sólidos
Senado instala subcomissão para debater política de resíduos sólidos
Instalada Subcomissão para acompanhar Política Nacional de Resíduos Sólidos
César Borges diz que não pode fazer muitas alterações no projeto sobre resíduos sólidos
Subcomissão de Resíduos Sólidos será instalada hoje