Sudam começa a desenvolver sistema de alerta de desastres via celular
A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) firmaram uma parceria com o objetivo de desenvolver um sistema de envio de alertas hidroclimatológicos por meio de aparelho celular. A proposta é desenvolver um sistema de comunicação para o provimento de um serviço de transmissão de mensagens automáticas com base em dados de monitoramento ambiental. O projeto, chamado de “Informação, Comunicação e Capacitação utilizando tecnologias de transmissão automática para ações preventivas de defesa civil na Amazônia Legal”, deve utilizar serviços pelos sistemas móveis celulares de comunicação via SMS para enviar as mensagens.
Além de informar os dados em tempo real, o sistema contribuirá para prevenir desastres em áreas de risco na Amazônia. As informações serão encaminhadas para o módulo 3GSx, que enviará automaticamente para os usuários que atuam na área de defesa civil informando sobre os dados ambientais e alertas de desastre.
A Sudam é a finaciadora do projeto, e junto com a UFPA e outras instituições atuantes na área de defesa civil fará o acompanhemento e processamento das informações. Os recursos, que chegam a R$250 mil, serão destinados ao desenvolvimento dos programas aplicativos do sistema, à realização de oficinas com a equipe de técnicos e pesquisadores que vão operar o sistema de informática a partir da aplicabilidade dos alertas hidroclimatológicos produzidos pela instituições ligadas à defesa civil.
Inicialmente, farão parte do projeto pesquisadores relacionados à pesquisa ambiental, instituições que compõem o Sistema Nacional de Defesa Civil e os principais municípios afetados por desastres na Amazônia - Santarém, Belém, Marabá e Altamira. As mensagens de alerta via celular chegarão a áreas das bacias do Tocantins, Tapajós, Xingu e Baixo Amazonas (Manaus e Óbidos).
Fonte:
Sudam
10/01/2012 17:12
Artigos Relacionados
Brasil terá sistema nacional de prevenção e alerta de desastres naturais
Governo reúne grupo encarregado do sistema de alerta de desastres naturais
Ministro diz que sistema de alerta de desastres deve começar a funcionar neste inverno
Sistema de alerta de desastres reforça papel da ciência para evitar mortes, diz Nobre
Sistema de alerta de desastres naturais pode reduzir em 50% as mortes em cinco anos, diz secretário
Suspensão da venda de chips para celular vai desenvolver o setor