Governo reúne grupo encarregado do sistema de alerta de desastres naturais



O Palácio do Planalto sediou nesta quinta-feira (20) uma reunião com sete ministros e diretores de autarquias envolvidos na elaboração do sistema nacional de alerta e prevenção de desastres naturais. O evento foi coordenado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.

O encontro teve como objetivo repassar ações que estão sendo tomadas em cada setor após a visita da presidenta Dilma Rousseff à região serrana do Rio de Janeiro, onde sete municípios tiveram prejuízos em função das fortes chuvas que provocaram transbordamento de rios e deslizamento de encostas, matando centenas de moradores e deixando milhares sem moradia.

A partir da reunião, Palocci solicitou que os detalhes do encontro fossem repassados aos jornalistas como forma de sinalizar que o governo federal trabalha com medidas de curto prazo. Ou seja, os mecanismos disponíveis em diversos setores podem ser utilizados como modo de prevenção de novas tragédias já no próximo verão. Como algumas regiões possuem equipamentos que permitem a previsão, por exemplo, da incidência de chuvas, tais informações seriam utilizadas de forma preventiva. É o caso do monitoramento no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

O encontro teve a participação dos ministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Nelson Jobim (Defesa), Miriam Belchior (Planejamento), Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), Wagner Rossi (Agricultura), general José Elito (Gabinete de Segurança Institucional) e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito.


Fonte:
Blog do Planalto



24/02/2011 19:25


Artigos Relacionados


Brasil terá sistema nacional de prevenção e alerta de desastres naturais

Sistema de alerta de desastres naturais pode reduzir em 50% as mortes em cinco anos, diz secretário

Governo libera R$ 533 milhões para implantação de centro de alerta de desastres naturais

Centro de alerta a desastres naturais divulga resultado de concurso

Sistema para monitorar desastres naturais será instalado até novembro

Ministérios assinam termo de cooperação para sistema de monitoramento de desastres naturais