Sudene: Nordeste tem mais de 30 mil novos empregos neste ano



Estudos realizados pela Diretoria de Planejamento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), do Ministério da Integração Nacional, mostram que houve um saldo de 30 mil empregos formais na região Nordeste no primeiro quadrimestre do ano, representando um crescimento de 0,59%. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (9), pela assessoria de imprensa da Sudene.

Segundo José Luis Alonso, responsável pela pesquisa, “sob ponto de vista dos estados as melhores gerações de emprego foram proporcionadas pela Bahia (10.590), Ceará (7.571), Maranhão (5.114), Piauí (2.780), Sergipe (1.588) e Rio Grande do Norte com 1.471 empregos”.

Os setores que apresentaram melhores performances foram a construção civil, os serviços e o comércio.

Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as indústrias nordestinas mais dinâmicas na região são as de refino de petróleo e produção de álcool, alimentos e bebidas, que respondem por quase 40% do Valor de Transformação Industrial (VTI).

Alonso acredita que “o crescimento econômico está sendo puxado pelo consumo das famílias, impulsionado pelo crédito em expansão, especialmente o crédito imobiliário, beneficiando, setorialmente, mais o comércio do que a indústria. O equilíbrio entre as famílias e as empresas virá com os investimentos em infraestrutura, que dão sustentação ao crescimento”.

Fonte:
Sudene

 



09/06/2010 20:52


Artigos Relacionados


Sudeste foi região que mais criou empregos formais em 2011, seguida do Nordeste

Economia do País cria mais de 2 milhões de novos empregos formais até setembro

Programa Mais Irrigação vai beneficiar 200 mil novos hectares na região Nordeste

SENADORES DO NORDESTE SE REÚNEM COM SUPERINTENDENTE DA SUDENE

GERALDO MELO: SUDENE É A RESPOSTA À TENTATIVA DE COMPREENDER O NORDESTE

PARA FRANCELINO PEREIRA, A SUDENE MUDOU A FISIONOMIA DO NORDESTE