Suplente de Alfredo Nascimento deverá ser empossado na terça-feira
O 1º suplente João Pedro Gonçalves da Costa (PT) deverá ser empossado como senador na terça-feira (3), em Plenário, em substituição a Alfredo Nascimento (PR-AM), que se licenciou do cargo para assumir o Ministério dos Transportes na última quinta-feira (26). Nascimento também foi o titular da Pasta no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nascido em Parintins (AM), em 1952, João Pedro é egresso do movimento estudantil. Conquistou seu primeiro mandato eletivo em 1982, quando se elegeu deputado estadual. Em 1989, tornou-se vereador pelo PCdoB, em Manaus. Em 1991, ingressou no PT, tendo dirigido o partido no Amazonas no período de 2001 a 2005.
Em 2003, assumiu a superintendência, no estado, do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra). Esse foi o segundo retorno de João Pedro aos quadros da instituição, de onde foi demitido em 1977 por se opor à ditadura militar. O primeiro ocorreu em 1992, por força de determinação da Comissão Nacional de Anistia, que reparou o ato que lhe impôs o banimento do serviço público federal. Em 2004, João Pedro coordenou a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Amazonas.
Como militante político, João Pedro atuou no projeto Jaraqui, movimento popular que combateu a grilagem de terras e questionou a construção de empreendimentos de impacto ambiental e social na Amazônia, como o Projeto Jari (produção de papel e celulose, no Pará), a Transamazônica e a construção da hidroelétrica de Balbina, no Amazonas. Também participou da organização do movimento sindical operário no estado e do Comitê Permanente de Defesa da Amazônia.
30/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alfredo Nascimento deverá assumir Ministério dos Transportes na quinta-feira
Gilvam se licencia por 130 dias; suplente deverá ser empossado
Vasco Furlan, suplente de Bornhausen, é empossado
Sérgio Souza, suplente de Gleisi Hoffmann, toma posse na terça-feira
Alfredo Nascimento é escolhido relator da MP 533/11
Alfredo Nascimento despede-se do Senado