Alfredo Nascimento despede-se do Senado



Ao se despedir do Senado Federal nesta quarta-feira (28), para assumir o cargo de ministros dos Transportes, o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) rebateu as denúncias de irregularidades publicadas pela imprensa e disse que a sua atuação como ministro, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "foi exemplar". Nascimento reassumirá o cargo nesta quinta-feira (29), às 10h, no Palácio do Planalto.

- Inconformados com a derrota e querendo antecipar uma disputa futura, adversários recriaram fatos que são sobejamente conhecidos de todo o povo do Amazonas e já foram, por diversas vezes, fartamente esclarecidos para a população do meu estado. A prestação de contas da minha campanha foi aprovada, sem uma ressalva sequer, pela unanimidade dos juízes do tribunal. Qualquer suspeita além disso é fruto da maldade e do desespero que muito freqüentemente habitam os corações e mentes dos derrotados - disse.

Em relação à conservação das rodovias, Nascimento explicou que solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) o acompanhamento das obras do Programa de Recuperação de Estradas, além de ter determinado a obrigatoriedade da redução mínima de 20%, nos casos de contratação de obras com dispensa de licitação.

Nascimento também negou o oferecimento de cargos e verbas a parlamentares para ingresso no Partido da República (PR).

- Valorosos e dignos parlamentares têm procurado a liderança do nosso partido para se filiarem ao PR. Em nenhum momento tratei, com qualquer um desses parlamentares, de assuntos que não fossem estritamente relativos a questões partidárias e a composições políticas - afirmou.

Em apartes, manifestaram apoio a Alfredo Nascimento os senadores João Ribeiro (PR-TO), Ideli Salvatti (PT-SC), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), José Agripino (PFL-RN), César Borges (PFL-BA), Edison Lobão (PFL-MA), Gerson Camata (PMDB-ES), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Sérgio Zambiasi (PTB-RS), Romeu Tuma (PFL-SP), Mário Couto (PSDB-PA), Eduardo Suplicy (PT-SP), Expedito Júnior (PR-RO), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Tião Viana (PT-AC) e Sibá Machado (PT-AC).

Em sua maioria, os parlamentares requisitaram o apoio de Nascimento na conclusão de obras rodoviárias e de infra-estrutura em transportes nos diversos estados.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, também saudou o desempenho de Nascimento no Ministério dos Transportes, ressaltando que o senador pelo PR do Amazonas soube "conduzir com competência uma Pasta tão complexa e fundamental para o crescimento do país".

- O Brasil precisa muito de infra-estrutura. E muito dela dependerá de sua atuação no Ministério dos Transportes - disse Renan.

Assumirá a cadeira de Alfredo Nascimento no Senado o 1º suplente, João Pedro Gonçalves da Costa, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

28/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta: Alfredo Nascimento 'defenderá sua honra no Senado'

João Pedro assume a vaga de Alfredo Nascimento no Senado

Alfredo Nascimento é escolhido relator da MP 533/11

Alfredo Nascimento lamenta violência em Manaus

Alfredo Nascimento volta automaticamente a ser senador

Ministro Alfredo Nascimento pede demissão