Suplicy anuncia a aprovação, na Câmara, de projeto da renda básica de cidadania



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) informou nesta sexta-feira (28), em Plenário, que projeto de lei de sua autoria que institui a renda básica de cidadania foi aprovado, em caráter terminativo, pela Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) da Câmara dos Deputados. Se até a próxima quinta-feira não houver recurso subscrito por no mínimo 52 deputados para que a matéria seja submetida ao Plenário, o projeto será encaminhado ao presidente da República para sanção ou veto.

A proposição, segundo o senador, é compatível com a proposta de reforma tributária em tramitação no Senado e com a Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo com o texto, é instituída, a partir de 2005, a renda de cidadania, que é o direito de todos os brasileiros residentes no país e dos estrangeiros residentes há pelo menos cinco anos no Brasil, independentemente de sua condição socioeconômica, receberem, anualmente, um benefício monetário.

A abrangência da renda deverá ser ampliada em etapas, a critério do Poder Executivo, dando-se prioridade às camadas mais necessitadas da população, conforme aperfeiçoamento promovido no texto pelo então senador Francelino Pereira. Quando instituída plenamente, esclareceu Suplicy, a renda básica de cidadania será de igual valor para todos e suficiente para atender às despesas mínimas com alimentação, habitação, educação e saúde. O benefício monetário será considerado renda não tributável e o seu valor será definido pelo Poder Executivo.

Suplicy aproveitou para comentar afirmação da senadora Heloísa Helena (PT-AL) de que o governo Lula da Silva não estaria atacando o problema dos filhos da pobreza.

- Quero assinalar que, à medida que estamos aqui colaborando para que haja essa proposta de reforma tributária na qual está inserido o princípio da garantia de uma renda mínima, à medida que o Congresso Nacional está simultaneamente aprovando o projeto que institui a renda básica de cidadania, e à medida que também estamos examinando o projeto de conversão que institui a nova forma de transferência de renda por meio da bolsa-família, que também pode ser considerado um passo na direção de termos o direito de todas as pessoas partilharem da riqueza da nação, nesse caso o governo de Lula, interagindo com o Congresso, está, sim, atacando o problema da pobreza e caminhando na direção de erradicarmos a fome e a pobreza absoluta no Brasil - afirmou Suplicy.



28/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy pede aprovação pela Câmara de projeto que destina recursos para o programa Renda Básica

Suplicy anuncia show em benefício da Renda Básica de Cidadania

Suplicy anuncia seminário na Unicamp sobre Renda Básica de Cidadania

Suplicy anuncia que Santo Antonio do Pinhal adotará renda básica de cidadania

CAE vota substitutivo a projeto de Suplicy que institui a renda básica de cidadania

Suplicy elogia aprovação do projeto que cria o programa de renda básica