Suplicy apresenta requerimento de pesar por juiz assassinado



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou nesta segunda-feira (17) requerimento de pesar pelo falecimento do juiz-corregedor da Vara de Execução de São Paulo, Antônio José Machado Dias, assassinado na última sexta-feira (14) na cidade de Presidente Prudente. Suplicy disse que é preciso acompanhar o crescimento e a sofisticação do crime organizado no Brasil para evitar assassinatos como o do juiz.

- Nesse momento é importante que se faça uma reflexão sobre a melhoria da segurança pública no Brasil, investindo em policiamento preventivo e na busca de uma ação conjunta das polícias militar e civil, com um melhor aparelhamento e treinamento de policiais - afirmou.

O senador lembrou entrevista do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no domingo (16), em que declarou -guerra ao crime organizado e ao tráfico de drogas- e afirmou que usará de todos os organismos de segurança do Estado. Ele ainda assinalou a ação rápida do ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos, que determinou à Polícia Federal que ajude nas investigações do assassinato, criando um grupo especial que já está em Presidente Prudente.

Suplicy também lembrou de entrevista do advogado Evandro Lins e Silva, concedida à revista Época, em outubro do ano passado, em que sugere a proibição da fabricação de armas e a sua venda, bem como a anulação de todos os portes de arma, alerta para o poder paralelo do crime organizado e defende a descriminalização das drogas como meio de combater o tráfico.

Segundo o advogado, uma nova lei poderia permitir a fabricação das drogas por laboratórios e a venda nas farmácias passaria a ser feita mediante receita médica. A lei puniria a venda irregular. Dessa forma, a venda da droga sairia da esfera marginal, conforme teria explicado Evandro Lins e Silva na entrevista. O advogado ressaltou ainda, segundo Suplicy, que educar e dar oportunidade de emprego para as pessoas reduziria todo tipo de crime. "A solução, a longo prazo, é de natureza social", afirmou Lins e Silva.



17/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy apresenta requerimento de pesar pela morte de Prêmio Nobel

Suplicy apresenta requerimento de voto de pesar pela morte de suplente

Suplicy apresenta requerimento de pesar pela morte do cantor MC Daleste

Suplicy pede voto de pesar pela morte do coordenador do Grupo AfroReggae, assassinado no Rio

Suplicy lê requerimento com voto de pesar pela morte de Millôr Fernandes

Arthur Virgílio apresenta requerimento para voto de pesar