Suplicy comemora os 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) subiu à tribuna, na noite desta terça-feira (12), para comemorar os 50 anos de criação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ele lembrou que foi por meio dessa associação, localizada na Grande São Paulo, que a carreira política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a se destacar.

- Inicialmente, era um sindicato das cidades de São Bernardo e Diadema, que depois englobou as cidades de Santo André e São Caetano - explicou ele.

Segundo Suplicy, a atuação do sindicato nas décadas de 60, 70 e 80 fez com que "brotasse, a partir de um movimento extraordinário, uma consciência formidável sobre como os trabalhadores deveriam ter voz e vez, direitos e cidadania".

- E ali Lula deu seus passos mais importantes na organização dos trabalhadores, dando um exemplo para o país e o mundo - declarou.

O senador mencionou ainda declarações do presidente da associação, Sérgio Nobre. Este último teria dito que "o futuro do sindicalismo passa por uma ação globalizada" e que, por isso, o sindicato vem se preparando para participar de negociações com multinacionais e entidades como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Mundial do Comércio (OMC).



12/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy apela por entendimento entre Volks e sindicato dos metalúrgicos

Em evento, Alckmin destaca importância do sindicato dos metalúrgicos

Alckmin participa de posse da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos

Secretaria Estadual do Trabalho se reúne com Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí entregou denúncias a Zambiasi

Sert e Sindicato dos Metalúrgicos fazem reunião preparatória para o Seminário de Renovação da Frota