Suplicy apela por entendimento entre Volks e sindicato dos metalúrgicos
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez em Plenário nesta segunda-feira (4) um apelo à Volkswagen e ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista para que tentem construir um acordo equilibrado - que respeite os anseios de ambas as partes - na negociação das 1.800 demissões anunciadas pela empresa dias atrás. Suplicy defendeu esse entendimento em prol do desenvolvimento da indústria automobilística nacional e dos trabalhadores da Volkswagen no Brasil.
Segundo comentou, os prováveis demitidos, alguns com mais de 20 anos de serviço, foram comunicados da decisão da empresa por carta. O fato levou os empregados da Volks a iniciarem uma greve, suspensa nesta segunda-feira (4) justamente para viabilizar um acordo. Suplicy também viu como um movimento nessa direção a decisão da empresa de suspender as demissões.
Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) acusou o governo Luiz Inácio Lula da Silva de ter-se omitido diante do fato, em vez de dirigir uma palavra de tranqüilidade e consolo aos trabalhadores. O senador Paulo Paim (PT-RS) informou ter entrado em contato com o sindicato dos metalúrgicos e aberto a possibilidade de discutir a crise da Volkswagen em audiência pública no Senado.
Ainda sobre o assunto, Suplicy observou que terminaria, em novembro próximo, o acordo de estabilidade dos funcionários da Volks firmado entre a empresa e o sindicato em 2001. Comentou, em seguida, o artigo "Volkswagen: momento de impasse", do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijóo, publicado recentemente pelo jornal Folha de S. Paulo.
04/09/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy apoia novo modelo de negociação dos metalúrgicos da Volks
Suplicy comemora os 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
CAE quer ouvir Volks e sindicatos sobre demissões de metalúrgicos
Em evento, Alckmin destaca importância do sindicato dos metalúrgicos
Alckmin participa de posse da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos
Secretaria Estadual do Trabalho se reúne com Sindicato dos Metalúrgicos do ABC