SUPLICY COMENTA DESEMPREGO E PEDE EXPLICAÇÕES SOBRE FAT
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) informou hoje (dia 9) em plenário os resultados da pesquisa da Fundação Seade/Dieese que apontam um índice de desemprego de 16,5% em São Paulo - o maior desde 1984 - e um corte de 16.328 postos de trabalho pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) em novembro. Considerando que esse quadro se repete nas demais regiões do país, informou que enviou pedidos de informação à área econômica do governo sobre o a destinação dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Suplicy afirmou que a queda de 0,9% na oferta de trabalho na indústria paulista foi a maior redução verificada nos últimos 15 meses, sendo que, entre janeiro e novembro de 1997, o setor perdeu 94.065 postos. Segundo o senador, na cidade de Franca, interior de São Paulo, de janeiro a novembro deste ano, conforme dados do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçados, mais de 5 mil posições foram extintas.
Eduardo Suplicy encaminhou requerimento de informações à Mesa solicitando do ministro do Planejamento, Antonio Kandir e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) explicações sobre a aplicação dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que advêm doPIS-PASEP. Suplicy quer saber quais os financiamentos concedidos pelo Banco, de janeiro de 95 até hoje, que tiveram como fonte verbas desses programas. Ele pede também que sejam listadas as fontes de captação de recursos do BNDES e total captado entre 93 e 97.
O senador indaga ainda quais os efeitos desses financiamentos sobre o nível de emprego, "tendo em conta que muitas vezes os empréstimos foram efetuados para viabilizar, nas empresas, transformação tecnológica que resultaram na redução da força de trabalho."
- Recentemente, o BNDES colocou à disposição de grupos econômicos privados financiamentos a taxas de juros mais baixas para que adqui8rissem ações de empresas estatais, ou suas próprias ações na Bolsa de Valores. [...] Nosso objetivo é acompanhar a correta utilização de recursos que são captados em nome dos trabalhadores", afirmou.
12/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy pede explicações ao ministro da Justiça sobre investigações da PF
Eduardo comenta pesquisa sobre índice de desemprego de até 70% entre jovens
Mão Santa comenta estudo da Fiesp sobre aumento do desemprego e critica governo
SUPLICY QUER EXPLICAÇÕES SOBRE DÍVIDA PÚBLICA
Suplicy comenta reportagem sobre prostituição infantil
Suplicy quer explicações sobre empréstimo do BNDES à Citrosuco