Mão Santa comenta estudo da Fiesp sobre aumento do desemprego e critica governo



Ao comentar matéria publicada pelo jornal O Globo, o senador Mão Santa (PMDB-PI) criticou o governo federal pelo crescimento do desemprego na economia brasileira. Na avaliação de Mão Santa, o encolhimento do emprego no país em 2006, identificado em estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), se deve principalmente às pequenas taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) verificadas nos três primeiros anos do governo Lula.a

- O emprego terá o pior resultado em seis anos, diz a Fiesp. Onde está o espetáculo do crescimento prometido pelo governo Lula? O resultado verdadeiro é este: o desemprego vem aí - disse Mão Santa.

Mão Santa se referiu ainda a duas pesquisas elaboradas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), questionando a metodologia empregada pelo governo federal para o cálculo da taxa de desemprego.

Um dos trabalhos demonstra que, caso fossem incluídos os trabalhadores que ganham menos que o suficiente para sobreviver com padrões mínimos de remuneração, a taxa de desemprego no Brasil ficaria em quatro pontos percentuais acima do indicador usado pelo governo. O outro estudo atesta que o índice de desemprego nas áreas rurais brasileiras seria quase seis vezes maior que o atual se se levasse em conta os trabalhadores com rendimento abaixo do padrão mínimo de remuneração.



14/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa comenta notícias sobre corrupção no governo do estado do Piauí

Mão Santa alerta para o aumento do desemprego

Mão Santa critica taxas elevadas de analfabetismo e desemprego no país

SUPLICY COMENTA DESEMPREGO E PEDE EXPLICAÇÕES SOBRE FAT

Eduardo comenta pesquisa sobre índice de desemprego de até 70% entre jovens

LAURO COMENTA AUMENTO DE GASTOS DO GOVERNO COM PUBLICIDADE