Suplicy comenta posse de Toledo e a situação do Peru
O senador também esteve presente à cerimonia ocorrida no dia seguinte (dia 29) em Machu Picchu, onde, cumprindo uma promessa de campanha, o presidente assumiu de forma simbólica o cargo perante a comunidade indígena. Suplicy entende que com essa atitude o presidente valorizou as próprias origens e a tradição de seu povo.
Durante a sessão plenária desta quarta feira (dia 1º), o senador leu trechos de uma entrevista que a primeira-dama Ellen Caip, concedeu ao principal jornal do país. Na publicação a esposa do presidente fez uma analise sobre a situação social do Peru e expressou a sua esperança de que aquela nação seja "uma das terras de igualdade e equidade para todos os povos".
Compartilhando do mesmo sentimento de esperança, Suplicy fez uma rápida descrição da situação que o presidente peruano terá que enfrentar. Apesar de mais da metade dos 26 milhões de habitantes estarem abaixo da linha de pobreza, o senador acredita que seja possível inserir o país na globalização sem com isso deixar de deixar de lado as questões humanas.
Uma das possíveis saídas apontadas pelo senador para resolver os problemas sócio-economicos do Peru é o turismo. Para o parlamentar é inadmissível que "um dos lugares mais bonitos do planeta, com valor histórico e cultural inquestionável", receba somente 600 mil visitantes ao ano.
01/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
REQUIÃO DIZ QUE TOLEDO FOI DERROTADO NO PERU DEVIDO A FRAUDES NAS ELEIÇÕES
LUZIA TOLEDO ANALISA SITUAÇÃO DA MULHER
Presidenta Dilma viaja ao Peru para posse de Ollanta Humala
ALVES COMENTA SITUAÇÃO DOS MÉDICOS
João Vicente Claudino comenta situação da Saúde no Piauí
SUPLICY QUER SABER QUAL A POSIÇÃO DO GOVERNO SOBRE EPISÓDIOS RECENTES NO PERU