Suplicy condena abusos durante reintegração de posse em Pinheirinho




Em discurso nesta quinta-feira (23), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) condenou os casos de abuso e violência policiais registrados durante a operação de reintegração de posse na comunidade de Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). De acordo com o senador, policiais cometeram abusos e violências física, psicológica, sexual e ao patrimônio de pessoas que habitavam o terreno ocupado.

Suplicy fez um resumo dos debates e testemunhos ocorridos em audiência pública sobre o assunto na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) na parte da manhã. Ele também leu o artigo que escreveu em conjunto com o deputado Ivan Valente depois de ambos presenciarem a desocupação de Pinheirinho.

O senador e o deputado classificaram esses acontecimentos como uma "marcha da insensatez", afirmando que as decisões das autoridades envolvidas resultaram em "truculência, violação dos direitos humanos e desprezo pelos menos favorecidos".

De acordo com Suplicy, a operação envolveu cerca de dois mil policiais e guardas municipais que usaram armas de fogo, balas de borracha, gás lacrimogêneo, spray de pimenta, helicópteros, tratores e viaturas.

- No Pinheirinho e na vizinhança, houve inúmeras pessoas feridas, inclusive uma mulher que levou 12 pontos na boca; um homem de 60 anos que, agredido na cabeça, está até hoje internado na UTI. Ele teve traumatismo craniano, conforme podem testemunhar as pessoas que o viram ser agredido pelos policiais militares; outro homem, conforme mostraram as imagens de TV, foi brutalmente agredido por golpes de cassetetes. Centenas não conseguiram se organizar depois do trauma de fugir da polícia, das bombas e da humilhação - relatou.

Suplicy cobrou dos governos federal, estadual e municipal a resolução das carências de moradia e direitos sociais dos ex-moradores de Pinheirinho.

- Uma sociedade democrática não pode tolerar que o poder público perpetre ações como as ocorridas no Pinheirinho. Tiraram a dignidade daquelas pessoas jogadas na rua, sem saída - afirmou.



23/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH discute reintegração de posse em Pinheirinho

CDH discute violência na reintegração de posse em Pinheirinho

Eduardo Suplicy agradece investigação na PM sobre abusos em Pinheirinho

Suplicy comemora suspensão de reintegração de posse em São Paulo

Aloysio Nunes: denúncias de abusos em Pinheirinho serão apuradas

ACM CONDENA ABUSOS NA CONTRATAÇÃO DE PARENTES