Suplicy considera acertada decisão do Copom de baixar a Selic




A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de baixar a taxa básica de juros (Selic) foi elogiada nesta quinta-feira (1°) pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). A redução de meio ponto percentual na taxa, que passou a 11%, foi anunciada na quarta-feira (31), após decisão unânime do comitê.

A decisão, disse o senador, tenta "mitigar tempestivamente os efeitos de um ambiente global mais restritivo".

- Acho que isso é importante, tendo em conta as notícias que vêm do exterior, ainda mais a notícia de que o desemprego bateu recorde na Europa - afirmou o senador.

Para Suplicy, é importante registrar que, ao contrário do que ocorre no continente europeu, o Brasil mantém baixas as taxas de desemprego. Os dados, segundo o senador, são indicativos de que as autoridades econômicas estão no caminho certo, com prudência para que não haja crescimento da inflação, mas preocupadas em manter o ritmo de crescimento da economia.

Projeto

O senador também comemorou a designação, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, do deputado Espiridião Amin (PP-SC) como relator de projeto de sua autoria. Numerado naquela Casa como PL 4.291/2004, o projeto tem como objetivo garantir o acompanhamento do Congresso Nacional aos acordos do Brasil com outros países. A Constituição já prevê que o Congresso referende esse tipo de acordo e o projeto, segundo o autor permitirá maior conhecimento de causa.



01/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro elogia decisão do Copom de baixar taxas de juros

Para Fecomércio-RJ, decisão do Copom de diminuir Selic surpreende positivamente

Suplicy defende redução da taxa Selic pelo Copom

Suplicy diz que decisão do Copom foi adequada para o Brasil diante da crise internacional

LÚDIO CONSIDERA ACERTADA INTERVENÇÃO EM BANCOS

Freitas Neto considera acertada criação da Ancine