Suplicy defende entrega de mensagem pela presidente Dilma Rousseff
Em pronunciamento nesta segunda-feira (4), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu à Câmara dos Deputados que vote a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 64/1999, de sua autoria, que prevê a presença da presidente da República na entrega da mensagem que marca a abertura dos trabalhos legislativos.
Na instalação da terceira sessão legislativa da 54ª legislatura, nesta segunda-feira (4), a mensagem presidencial foi entregue pela ministra da Casa Civil, a senadora licenciada Gleisi Hoffmann. A presidente Dilma Rousseff encontra-se em viagem oficial ao Paraná.
Já aprovada no Senado, a PEC 64/1999 foi encaminhada à Câmara em março de 2007.
Na avaliação de Suplicy, seria mais natural se o próprio autor da mensagem, a exemplo do que ocorre em diversos países, comparecesse ao Congresso e expressasse de viva voz sua mensagem e seu plano de governo, expondo a situação do país e quais os caminhos a serem adotados para atingir os objetivos fundamentais da nação.
Em aparte, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) saudou a proposta de Suplicy. Ele disse que a Câmara tem "engavetado" boas idéias do Senado, ao mesmo tempo em que envia projetos de lei de conversão - oriundos de medidas provisórias - com emendas que constituem "contrabando legislativo".
Carta a Obama
Em seu discurso, também registrou carta dirigida ao presidente americano, Barack Obama, por ocasião de sua posse para o segundo mandato presidencial.
No texto, Suplicy expressa entusiasmo e manifesta confiança de que o presidente dos Estados Unidos possa tomar as medidas necessárias para um novo governo. Suplicy afirma ainda que Obama reúne atributos necessários, como a visão de futuro, para a construção de uma sociedade melhor.
04/02/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ex-presidente da Anac diz que mensagem dele para Dilma Rousseff lida por Sérgio Guerra é "documento apócrifo que não existiu"
Suplicy entrega livro sobre Sérgio Vieira de Mello a Dilma Rousseff
Dilma Rousseff chega com a mensagem presidencial
Em carta a Dilma Rousseff, primeira juíza negra do Brasil defende renda básica de cidadania, informa Suplicy
Humberto Costa registra entrega de moradias em Recife pela presidente Dilma
Suplicy recomenda a Dilma que leve pessoalmente sua mensagem ao Congresso