Suplicy defende votação de projetos que aproximem eleitor das decisões políticas
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) propôs, nesta terça-feira (25), que o Senado vote o quanto antes todas as matérias que aproximem o eleitorado das decisões políticas. Ele disse que as manifestações populares exigem uma reflexão do Parlamento, embora acredite que o descontentamento do povo tenha sido causado por erros do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.
– As pessoas não se sentem representadas por aqueles que deveriam fazê-lo. Cansado de esperar, o povo foi para as ruas. Está na hora de ouvirmos esse alerta e canalizarmos suas propostas. É nosso dever canalizar a demanda das ruas sob a forma de projetos de lei. Somente assim vamos romper a crise de representação que tomou conta do país – disse.
O senador pediu apoio para a votação de uma série de proposições de sua autoria, entre eles a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 73/2005, que permite que senadores, deputados e presidente da República tenham seus mandatos revogados por referendo popular após um ano da data da posse, por meio do instituto chamado de recall. A proposição está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e aguarda designação de relator desde 2011, segundo Suplicy.
– Desde 2005 tenho alertado para a perda da confiança do povo brasileiro nos seus representantes políticos. Naquele ano, pesquisa do Ibope já demonstrava que a credibilidade dos partidos políticos era a mais baixa possível – afirmou.
25/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Suplicy defende financiamento público de campanhas políticas
Suplicy lembra que seus projetos de reforma política aguardam votação
Suplicy pede votação de projetos para coibir abuso econômico em eleições
Suplicy defende a aprovação de projetos que criam mecanismos de democracia participativa
Suplicy defende que projetos habitacionais incentivem construção de casas de taipa
Mercadante defende urgência para votação de projetos do pré-sal