Eduardo Suplicy defende financiamento público de campanhas políticas



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu projeto de sua autoria que institui o financiamento público e a prestação de contas em tempo real das campanhas políticas. O projeto (PLS 564/2011), lembrou o senador, estabelece que os partidos políticos, as coligações e os candidatos serão obrigados a divulgar pela internet, diariamente, todos os recursos recebidos para o financiamento das respectivas campanhas.

O candidato, explicou o senador, deve divulgar tanto o dispêndio realizado como a captação de recursos financeiros e outras formas de contribuição material.

- Desse modo, pode o cidadão ter os esclarecimentos quanto ao comportamento de cada candidato em termos de compromisso com a verdade e a dimensão da influência do poder econômico em sua candidatura – afirmou.

Suplicy disse que o financiamento público de campanhas políticas é uma bandeira histórica do PT e defendeu sua adoção no país, mesmo que para isso seja necessário um plebiscito para que a população opine sobre a questão.

Caso a correlação de forças políticas não permita a aprovação do financiamento público, Suplicy sugere limitação do financiamento privado apenas para pessoas físicas e com valor máximo de contribuição.

Recente pesquisa da ONG Transparência Internacional, comentou o senador, mostrou que o Brasil continua mal colocado no ranking que mede a percepção da corrupção em 183 países. O país aparece com nota 3,8 em 73º lugar, atrás de nações como Chile, Estados Unidos, França Dinamarca, Nova Zelândia, Finlândia e Uruguai, entre outros. Já na lista de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 187 países, mencionou o senador, o Brasil aparece em 84º lugar.



05/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


LOBÃO QUER FINANCIAMENTO PÚBLICO PARA CAMPANHAS POLÍTICAS

SUPLICY APRESENTA PROJETO DE FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS

Jorge Viana defende mudança no financiamento de campanhas políticas

Sepúlveda defende financiamento público de campanhas eleitorais

Quintanilha defende financiamento público das campanhas eleitorais

JEFFERSON DEFENDE O FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS ELEITORAIS