SUPLICY DENUNCIA MAUS TRATOS DA PM DE GOIÁS AOS SEM-TERRA
Ao denunciar violência da Polícia Militar de Goiás por ocasião da desocupação da Fazenda Floresta, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez um apelo aos senadores goianos no sentido de interceder junto ao governador Naphtali Alves, para receber uma comissão de parlamentares e trabalhadores sem-terra que reivindicam uma solução para o impasse.
"Condenamos veementemente a ação da PM no despejo de Itaguaí (GO) e pedimos esclarecimentos ao governador de Goiás. A Fazenda Floresta deve ser imediatamente desapropriada e nelas assentados os trabalhadores que ali estão acampados há um ano e meio. Os senadores petistas apóiam essa luta, na esperança de que as 200 famílias envolvidas no conflito não sejam ainda mais penalizadas", disse Suplicy.
Em aparte, o senador Iris Rezende (PMDB-GO) garantiu que o governador Naftali Alves está pronto para receber a comissão,possivelmente hoje, para dar os esclarecimentos sobre a ação da PM de Goiás. "As ações do MST no estado sempre foram tratadas comconsideração pelo governo e pela PM, nunca tendo havido episódios lamentáveis como ocorreram em outros estados. A Fazenda Santa Rosa foi invadida e desocupada três vezes e não houve violência".
Iris afirmou que a invasão de Itaguaí chocou a comunidade da região por se tratar de uma fazenda produtiva. "Por isso, o juiz determinou a reintegração de posse da fazenda Nova Floresta. A desocupação também teria ocorrido de maneira pacífica, não fossem as ações isoladas de alguns trabalhadores que acabaram resultando em conflito. O governador receberá os que se consideram injustiçados para permitir uma solução, dentro da lei", concluiu.
02/06/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
MOZARILDO DENUNCIA MAUS TRATOS CONTRA ÍNDIOS
Capiberibe quer que Senado investigue denúncia de maus-tratos contra líderes do MST
SP tem delegacia para investigar maus tratos contra animais
SP tem delegacia para investigar maus tratos contra animais
SP cria delegacia que investigará maus tratos contra animais
São Paulo tem delegacia para investigar maus tratos contra animais