Capiberibe quer que Senado investigue denúncia de maus-tratos contra líderes do MST
Motivado por denúncia publicada na edição desta quinta-feira (11) do jornal O Estado de S. Paulo de que os líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) José Rainha Júnior e Felinto Procópio dos Santos estão recebendo tratamento desumano na prisão, o senador João Capiberibe (PSB-AP) apresentou requerimento propondo a criação de uma comissão de senadores para checar a informação.
O requerimento de Capiberibe também propõe uma visita à mulher de José Rainha, Diolinda Alves de Souza, presa na tarde da quarta-feira (10) em sua casa no município de Teodoro Sampaio (SP). Ele lembrou que a prisão da militante rural foi motivo de protestos dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Heloísa Helena (PT-AL) e Tião Viana (PT-AC).
- Temos que refutar ou constatar o que está sendo denunciado pelo jornal O Estado de S. Paulo, inclusive de que José Rainha e Felinto Procópio estão sendo obrigados a se locomover com os pés acorrentados. Essa não é uma prática dentro das penitenciárias brasileiras. Não se pode dar às lideranças de um movimento social tão importante um tratamento que não se deve dar nem a delinqüentes - afirmou João Capiberibe.
O senador pelo Amapá lembrou que o Senado, em outras ocasiões, já designou comissões para acompanhar e constatar denúncias de ofensas graves aos direitos humanos. João Capiberibe também protestou contra assassinatos e violências praticadas contra trabalhadores rurais. Ele disse que, somente nos últimos dez dias, dois trabalhadores foram mortos.
11/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
MOZARILDO DENUNCIA MAUS TRATOS CONTRA ÍNDIOS
Lúcia Vânia quer comunicação obrigatória de maus-tratos contra crianças
SUPLICY DENUNCIA MAUS TRATOS DA PM DE GOIÁS AOS SEM-TERRA
SP tem delegacia para investigar maus tratos contra animais
SP tem delegacia para investigar maus tratos contra animais
SP cria delegacia que investigará maus tratos contra animais