Suplicy destaca unificação dos programas de distribuição de renda



Em pronunciamento nesta quarta-feira (1º), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou a criação do Conselho Gestor Interministerial dos programas de distribuição de renda do governo federal. A unificação dos programas pelo conselho foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião com os governadores estaduais.

De acordo com o parlamentar, trata-se de um avanço na direção da implantação, no Brasil, de uma renda básica de cidadania. No final do ano passado, lembrou, o Senado aprovou projeto de lei de sua autoria que cria no país, de forma gradual, a renda básica de cidadania, que é uma renda mínima destinada a cada cidadão, independente de cor, raça ou religião.

O senador informou que o novo conselho unificará os programas até agora vigentes, como bolsa-escola, bolsa-alimentação, cartão-alimentação (relativo ao Fome Zero), auxílio-gás e erradicação do trabalho infantil, até então executados por diversos ministérios. O chefe da Casa Civil, José Dirceu, será o presidente do conselho, que terá a ex-coordenadora do Programa de Renda Mínima da Prefeitura de São Paulo, Ana Maria Medeiros da Fonseca, como secretária-executiva, e como secretário-adjunto o secretário-executivo do Ministério da Assistência e Promoção Social, o economista Ricardo Henriques.

O representante paulista leu trechos de um estudo recente realizado pelas Universidade Federal do Maranhão, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Camp) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre os 45 programas municipais e 12 estaduais de transferência de renda no Brasil. De acordo com o senador, o estudo concluiu que os programas contêm potencial de ampliação de direitos sociais.

Suplicy informou que o deputado federal Paulo Bernardo (PT-PR), relator na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados do projeto que institui a renda mínima de cidadania, apresentou voto favorável à sua aprovação. No voto, o relator afirma que -a proposição é incontestável- e que favorece -o aumento da dignidade humana e a diminuição da vulnerabilidade das pessoas-. Suplicy pediu a transcrição integral do voto de Paulo Bernardo nos anais da Casa.



01/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy destaca artigo sobre programas de distribuição de renda

Suplicy elogia adiamento da unificação dos programas de transferência de renda

Suplicy destaca tese de Tião Viana e unificação de programas sociais

Ideli destaca relatório do Banco Mundial sobre programas de distribuição de renda no Brasil

Renan defende unificação de programas de transferência de renda

Suplicy elogia unificação de programas sociais