Renan defende unificação de programas de transferência de renda



A fusão das ações sociais do governo federal em um único programa de transferência de renda foi defendida, nesta quinta-feira (15), pelo líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL). Além de acelerar a estratégia de inclusão social no país, beneficiando mais de 50 milhões de brasileiros em situação de pobreza, a medida evitaria também -os desvios e a superposição de autoridades na área-.

Segundo Renan, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já teria criticado a multiplicidade de programas de transferência de renda, que já consomem mais de R$ 7 bilhões. Mas a unificação dessas iniciativas, conforme observou, não esgotaria os esforços de melhoria das condições de vida da população.

Paralelamente à otimização dessas políticas, o líder peemedebista recomenda a continuidade de iniciativas já em curso e o atendimento a pessoas -realmente necessitadas-. Prescreve ainda uma -revisão qualitativa- nos cortes orçamentários e nas metas de superávit primário negociadas com os credores internacionais. As reformas previdenciária e tributária e a reformulação da política de comércio agrícola pelos países ricos também seriam elementos importantes para a conquista daquela meta.

Primeiro emprego

No universo das políticas sociais, Renan Calheiros destaca o programa Primeiro Emprego, por acreditar, assim como o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), -que as fórmulas que geram trabalho e renda merecem prioridade-. O senador por Alagoas informa, com base em dados do Ministério do Trabalho, que há 8 milhões de brasileiros de 16 a 14 anos sem ocupação. -O importante é que qualquer tipo de benefício procure evitar as armadilhas do desemprego e da pobreza-, declarou.

Em aparte, Suplicy acolheu a defesa do senador peemedebista pela unificação dos programas de transferência de renda, afirmando que a medida pode racionalizar e simplificar o sistema. Embora não se diga contrário à caridade, o senador Mão Santa (PMDB-PI) se mostrou mais favorável à implementação de programas que prestigiem o trabalho e o trabalhador.



15/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy elogia adiamento da unificação dos programas de transferência de renda

Unificação de programas pode aumentar transferência de renda para os mais pobres

Suplicy destaca unificação dos programas de distribuição de renda

Programas de transferência de renda somam mais de R$ 1,5 bilhão em março

“Censo” sobre programas municipais de transferência de renda vai até 16 de dezembro

Consultoria promove seminário sobre programas de transferência de renda