Suplicy diz que Brasil e Vietnã têm que trocar experiências no combate à pobreza



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) informou que a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao sudeste Asiático o levou a se encontrar, no Vietnã, com o general Vo Nguyen Giap, agora com 94 anos, considerado um dos artífices das vitórias militares contra a França e os Estados Unidos. Conforme Suplicy, o Vietnã conseguiu reduzir de 70% para menos de 20% a pobreza no país e tem apresentado crescimento econômico de 7% ao ano.

- O Brasil e o Vietnã têm muitas experiências a trocar sobre como reduzir a pobreza de sua população - afirmou.

Suplicy disse que o presidente Lula tem dado entrevistas na atual viagem - que começou pelo Japão, para a reunião dos países ricos - para mostrar que o Brasil tem aumentado a produção e a exportação de alimentos, mesmo com o aumento da área plantada em cana para produção de álcool. A idéia é "explicar ao mundo" que o álcool combustível brasileiro não pode ser responsabilizado pelo aumento dos preços dos alimentos.

O senador informou ainda que o presidente Lula irá se encontrar no sábado (12), no Timor Leste, com o presidente José Ramos Horta, que em fevereiro sofreu um atentado que quase o matou. Suplicy esteve no Timor Leste há duas semanas, quando fez no Parlamento uma exposição sobre suas idéias do programa de renda mínima para todos. Ele leu mensagem que recebeu logo depois, do presidente José Ramos Horta, em que este afirma que, depois da visita, "só se fala de renda mínimo" no Parlamento.



10/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil e Chile vão trocar experiências em políticas de combate à pobreza

Países latinoamericanos vão trocar experiências sobre combate ao desmatamento

Brasil e Suécia vão trocar experiências sobre medidas de vigilância sanitária

Brasil e Vietnã reforçam parceria na luta contra a fome e a pobreza

Gestores de educação profissional se reúnem em Brasília para trocar experiências

SUPLICY LEMBRA COMPROMISSO DO PT COM O COMBATE À POBREZA