Brasil e Suécia vão trocar experiências sobre medidas de vigilância sanitária



Um acordo de cooperação firmado nesta terça-feira (21) entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Agência Sueca de Produtos Médicos vai priorizar o uso racional de medicamentos, o desenvolvimento sustentável e o combate à resistência aos antibióticos. O acordo prevê uma maior aproximação entre o trabalho dos dois países na área de vigilância sanitária. 

O acordo também vai contemplar temas como a regulação de dispositivos médicos e kits diagnóstico, a farmacopeia e a realização de petições por via eletrônica.

De acordo com o diretor da agência sueca, Mats Larson, as duas instituições possuem áreas de atuação muito semelhantes e, por isso, o intercâmbio de informações entre os dois países é positivo para a saúde pública, tanto na Suécia como no Brasil. 

Segundo ele, uma das maiores preocupações de sua agência hoje é o uso racional de medicamentos e o estímulo ao desenvolvimento de estudos clínicos em seu país. “Nossa intenção é colocar os especialistas das duas agências em contato para troca de experiências e conhecimento no nível técnico.

Para o diretor presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, as estratégias para o acesso a medicamentos também é uma meta dos dois países. “Também estamos preocupados com o impacto da regulação na inovação das empresas na área de medicamentos”. 


Fonte:
Anvisa

 

21/06/2011 19:46


Artigos Relacionados


Região Norte apresenta experiências na área de vigilância sanitária

Fórum regional apresenta experiências em vigilância sanitária do Centro-Oeste

Brasil e Chile vão trocar experiências em políticas de combate à pobreza

Suplicy diz que Brasil e Vietnã têm que trocar experiências no combate à pobreza

Países latinoamericanos vão trocar experiências sobre combate ao desmatamento

Brasil e Alemanha ampliam cooperação em vigilância sanitária