Suplicy e Simon pedem voto de pesar pela morte de dom Luciano
Durante a sessão deliberativa desta terça-feira (5), senadores voltaram a lamentar o falecimento do arcebispo de Mariana (MG), dom Luciano Mendes de Almeida, que morreu de câncer no último 27 de agosto na cidade de São Paulo. Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS) apresentaram à Mesa requerimento pedindo voto de pesar pela morte do religioso e também apresentação de condolências aos familiares e à Igreja Católica.
- Considero que ele foi uma luz, um exemplo de caminho para os brasileiros, sobretudo por seu empenho na luta pela democratização do Brasil e pela defesa dos direitos humanos - disse Suplicy.
Os senadores do PT pelo Acre, Sibá Machado e Tião Viana (na presidência dos trabalhos), também lamentaram a morte e elogiaram a trajetória de vida de dom Luciano, que foi secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 1979 e 1986 e presidente da entidade de 1987 a 1994.
Nascido em 5 de outubro de 1930 na cidade do Rio de Janeiro, registrou Suplicy na justificativa do requerimento, dom Luciano estudou Teologia e Filosofia e também escrevia artigos jornalísticos, além de integrar o Conselho Episcopal Latino-Americano entre 1995 e 1998. Sibá Machado registrou que o arcebispo participava dos movimentos sociais em defesa das crianças, dos moradores de rua e da população carcerária.
No último dia 28 de agosto, em Plenário, o senador Marco Maciel (PFL-PE) já havia encaminhado à Mesa requerimento de voto de pesar pelo falecimento de dom Luciano. O pedido foi apoiado pelos senadores João Alberto Souza (PMDB-MA), que presidia os trabalhos, e Paulo Paim (PT-RS). Na ocasião, Maciel ressaltou o apostolado de dom Luciano - que iniciou a vida religiosa em 1947 - em favor dos pobres e dos excluídos e lembrou que, como presidente da CNBB, dom Luciano lutou pela reforma agrária, em defesa dos direitos sociais e dos índios e pela renovação da Igreja depois do Concílio Vaticano II.05/09/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco Maciel pede voto de pesar pela morte de dom Luciano
Mercadante e Marisa Serrano pedem voto de pesar pela morte do deputado Max Rosenmann
Voto de pesar pela morte de Ruth Cardoso é encaminhado por Simon à Mesa
Simon apresenta requerimento de voto de pesar pela morte de Osíris Filho
Suplicy lê requerimento com voto de pesar pela morte de Millôr Fernandes
Suplicy propõe voto de pesar pela morte de Dona Filhinha