SUPLICY ELOGIA AJUDA BRASILEIRA A TIMOR LESTE



Para registrar a importância da missão das Forças Armadas brasileiras em Timor Leste, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) leu nesta terça-feira (dia 21) carta enviada pelo frei João Xerri e por Lilla Azevedo, relatando a situação atual naquele país. Segundo o senador, os brasileiros enviados ao Timor Leste puderam constatar e comprovar a veracidade das informações dadas pelo Conselho Nacional da Resistência Timorense (CNRT) ao longo dos anos sobre os abusos e a violência cometida contra a população daquele país.
- O povo merece também toda a ajuda por ser o único inocente nessa tragédia da invasão, ocupação, recente violência, saque generalizado, destruição de toda a infra-estrutura, casas, escolas, prédios do governo, incêndio de todos os arquivos e matança após o referendo do dia 30 de agosto de 99 - relatou o senador.
Suplicy revelou ainda que a posição do governo brasileiro tem merecido apoio da CNRT, por reconhecer a sua representatividade e manter diálogo com seus líderes. "Isso é muito importante, pois significa o reconhecimento de que o povo timorense é capaz de decidir seu futuro, como aliás já provou historicamente. Esse povo não pode permanecer sob a tutela da ONU, que mostrou sua incompetência ao não impedir a destruição amplamente anunciada, e sua incapacidade, pois já está no país há seis meses e até hoje não fez nada; não construiu estradas, casas, rede de eletricidade e água, escolas. Seu único grande feito foi garantir a segurança, retirando as tropas indonésias, o que permite que as pessoas andem nas ruas, até de noite, com tranqüilidade", afirma a carta lida pelo senador.

21/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SITUAÇÃO NO TIMOR LESTE PREOCUPA SUPLICY

SUPLICY APÓIA LIBERTAÇÃO DO TIMOR LESTE

SUPLICY PEDE APOIO AO POVO DO TIMOR LESTE

Delegação brasileira acompanhará eleições presidenciais do Timor-Leste

Suplicy propõe voto de restabelecimento ao presidente do Timor Leste

SUPLICY QUER MAIS ENERGIA NO APOIO AO TIMOR LESTE