Suplicy elogia diagnóstico do Ipea sobre desenvolvimento do país




Ao saudar os 47 anos de fundação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) recomendou nesta quarta-feira (23) a leitura de um estudo do órgão sobre as mudanças na ordem global e os desafios para o desenvolvimento brasileiro.

- Considero esse estudo do Ipea, realizado pelo seu conjunto de pesquisadores, de grande relevância - afirmou.

O estudo ressalta as oportunidades singulares do Brasil, no atual cenário de crise econômica mundial, para superar a falta de infraestrutura que mantém o país no subdesenvolvimento. O documento afirma que, neste início do século 21, surgem possibilidades reais de um novo modelo de crescimento econômico assentado na mobilidade social, que permite a inclusão pelo consumo e pela redução da pobreza e desigualdade, especialmente a referente à renda do trabalho.

- O país não é, contudo, aquele que mais rapidamente reduz a pobreza no mundo. A China, por exemplo, expressa maior ritmo de retirada da população da condição de pobreza absoluta. Até porque a miséria estabelecida no campo se apresenta distinta da verificada no Brasil - leu o senador.

Suplicy também informou a realização, até sexta-feira (25), da 2ª Conferência do Desenvolvimento do Ipea de 2011. Segundo ele, o objetivo do evento é promover um espaço nacional de debates em Brasília para incentivar a reflexão sobre o desenvolvimento nacional. O senador disse que, no primeiro dia, foram debatidos temas como a eliminação da pobreza extrema e as manifestações populares em países do Oriente Médio.



23/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ipea divulga diagnóstico sobre as rodovias brasileiras

Ipea apresenta diagnóstico sobre desigualdade de renda entre municípios

Ipea mostra as dificuldades do País transformar investimentos em desenvolvimento

Qualidade do desenvolvimento do País teve queda em maio, diz Ipea

Zambiasi elogia relatório com diagnóstico sobre educação infantil

Suplicy elogia Lula e Haddad pelo lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação