Suplicy endossa requerimento de voto de louvor ao Nobel da Paz



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) endossou em Plenário nesta terça-feira (17), em nome do Partido dos Trabalhadores (PT), o requerimento de votos de congratulações ao economista bengalês Muhammad Yunus - criador do banco de microcrédito Grameen Bank - que recebeu o prêmio Nobel da Paz. O requerimento foi apresentado pelo senador Ramez Tebet, na segunda-feira (16).

Suplicy ressaltou que, ao criar um sistema de crédito para pessoas de baixa renda com estímulo à solidariedade, sem as exigências do sistema financeiro, e com destaque para o financiamento às mulheres, Yunus contribuiu para diminuir a desigualdade social. O modelo, informou o senador, foi seguido por mais de cem países.

- Um sistema na contramão dos bancos tradicionais que excluem os pobres; com procedimentos simples e fáceis de entender e que não exigem que os tomadores de empréstimos sejam alfabetizados - salientou o parlamentar.

Suplicy lembrou que Yunus, após obter seu PhD pela Vanderbilt University em 1974, "chocado com a fome mundial", criou o fundo de investimento para os necessitados de Bangladesh, principalmente mulheres que exerciamatividades informais. De acordo com o senador, das 6,6 milhões de operações de crédito realizadas pelo banco, 97% foram destinadas a mulheres.

O senador recordou que, em agosto de 2000, acompanhou visita de Yunus ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), juntamente com a então primeira dama Ruth Cardoso e o então presidente da instituição, Francisco Gros. Na ocasião, Yunus teria destacado a importância do acesso à educação e à tecnologia para a redução da pobreza e a erradicação da fome.

Suplicy citou parte da justificativa do comitê para a premiação: "A paz duradoura não poderá ser alcançada a menos que grandes grupos de população encontrem meios de eliminar a pobreza. O microcrédito é um desses meios. O desenvolvimento dos mais pobres é também ferramenta no avanço da democracia e dos direitos humanos".

17/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado envia voto de louvor à queniana premiada com o Nobel da Paz

Suplicy apresenta requerimento de pesar pela morte de Prêmio Nobel

Suplicy solicita um voto de louvor do Senado a Ronaldo

Suplicy apresenta voto de aplauso para Nobel de Economia

Suplicy diz que votou contra voto de louvor ao rei da Espanha por mandar Chávez se calar

Suplicy lê requerimento com voto de pesar pela morte de Millôr Fernandes