Suplicy apresenta voto de aplauso para Nobel de Economia



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou nesta terça-feira (14) requerimento de voto de aplauso para o economista Paul Krugman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 2008. Professor da Universidade Princeton, Krugman, de 55 anos, é também colunista do jornal The New York Times. O requerimento é também assinado pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

Suplicy informou que Krugman recebeu o Nobel em reconhecimento aos seus trabalhos sobre "a nova teoria do comércio" e sobre "a nova geografia econômica".

- Krugman conseguiu explicar por que existe um comércio internacional tão intenso entre países muito parecidos em dotações de recursos, como as nações ricas em geral - afirmou o parlamentar.

O senador leu artigo sobre o economista publicado no jornal O Estado de S. Paulo. Krugman, assinalou Suplicy, é autor ou editor de 20 livros e de mais de 200 obras acadêmicas. Destacou, entre outros, o livro Economia Internacional: Teoria e Política, segundo ele "um livro-texto básico para o estudo da economia internacional".

O parlamentar lembrou que Krugman foi um dos primeiros a prever que a política do governo de George W. Bush levaria à crise financeira pela qual o mundo passa hoje.



14/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Suplicy apresenta voto de aplauso para goleiro do São Paulo

Suplicy apresenta voto de aplauso pelos 50 anos do Teatro Oficina

Suplicy apresenta voto de aplauso a diretor e elenco do filme "Tropa de Elite"

SUPLICY REGISTRA NOBEL DE ECONOMIA PARA AMARTYA SEN

SUPLICY REGISTRA NOBEL DE ECONOMIA PARA AMARTYA SEN

Suplicy saúda pesquisadora que recebeu Prêmio Nobel de Economia