Suplicy: entrada da Venezuela no Mercosul fortalece o bloco



Para o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), a entrada da Venezuela no Mercosul "é, possivelmente, um dos fatos mais significativos da história do bloco". Ao discursar em Plenário nesta quarta-feira (5), ele reconheceu que a incorporação do país governado por Hugo Chávez "provoca controvérsias e gera tensões", mas ressaltou que o fato de a Venezuela ser um país expressivo em termos econômicos, comerciais e energéticos aumenta o peso do Mercosul e fortalece seu poder de barganha em relação a outros países e outros blocos comerciais.

- Sabemos que há setores que temem a influência política e ideológica do presidente Chávez. Esses temores não parecem inteiramente válidos - declarou o parlamentar.

Suplicy argumentou que "a influência conjunta dos demais membros do bloco não permitirá que a agenda ou a retórica do Mercosul seja conduzida pela Venezuela ou qualquer outro país individualmente". E o Brasil, disse ele, "poderá exercer um papel moderador ou apaziguador, como já o fez anteriormente por ocasião de conflitos entre a Venezuela e outros países".

- A entrada da Venezuela no Mercosul representa, antes de mais nada, uma ampliação considerável de mercado - ressaltou o senador.

Citando estudo do Banco Mundial, Suplicy disse que a Venezuela teria gerado uma renda nacional bruta de US$ 128 bilhões no ano passado, e que seria a quarta maior economia da América Latina - depois de México, Brasil e Argentina.

O parlamentar também enfatizou que "não se deve perder de vista o contexto regional mais amplo em que se dá a adesão da Venezuela; a grande contraposição é entre dois projetos distintos de integração: a Área de Livre Comércio das Américas [Alca] e o Mercado Comum do Sul [Mercosul]".

O protocolo de adesão ao Mercosul foi assinado na terça-feira (4), em cerimônia realizada em Caracas que contou com a presença dos presidentes da Argentina (Néstor Kirchner), do Brasil (Luiz Inácio Lula da Silva), do Paraguai (Nicanor Duarte) e do Uruguai (Tabaré Vasquez), além do próprio Hugo Chávez.

05/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Embaixador brasileiro em Caracas fortalece defesa de ingresso da Venezuela no Mercosul

Mercosul cria comissão para acelerar adesão da Venezuela ao bloco

Senado referenda entrada da Venezuela no Mercosul

Crivella defende entrada da Venezuela no Mercosul

Lafer não recomenda entrada de Venezuela no Mercosul

Crivella defende entrada da Venezuela no Mercosul