Suplicy faz apelo a Marina Silva por apoio a Dilma no segundo turno




O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez um apelo em Plenário nesta terça-feira (5) à senadora licenciada Marina Silva (PV-AC), que obteve quase 20% dos votos na eleição presidencial, para que dê apoio à candidatura de Dilma Rousseff no segundo turno das eleições.

Para isso, Suplicy lembrou que Marina Silva participou da fundação do PT, em 10 de fevereiro de 1980. Lembrou ainda da solidariedade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ocasião da morte do líder seringueiro acriano Chico Mendes e enfatizou que Lula estava entre as lideranças que divulgaram as ideias do seringueiro sobre a necessidade de combinar desenvolvimento econômico e social com proteção ambiental.

- Quero cumprimentar de maneira entusiástica a senadora Marina Silva que, com a estrutura do Partido Verde e grau de coligação muito menor que Dilma Rousseff e José Serra conseguiu desempenho notável com 20% de votos. Vinte milhões de pessoas resolveram respaldar sua batalha pelo desenvolvimento sustentável e conceitos de preservação do meio ambiente e promoção de uma nação mais justa e maiores oportunidades de educação para todos - avaliou o parlamentar.

O senador declarou ainda que também acompanhou os "difíceis momentos" vividos por Marina Silva quando discordâncias sobre a política aplicada pela então ministra do Meio Ambiente - em especial com a então ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff - levaram-na à decisão de deixar o PT e filiar-se ao PV. Mencionou o propósito comum a ele e à senadora de continuarem lutando por justiça social e cidadania aos brasileiros.

Projeção internacional

Suplicy também lembrou da trajetória política de Marina no governo petista, ao recordar que, tão logo Lula assumiu o governo em 2003, anunciou em Nova York, Estados Unidos, a nomeação de dois ministros, Antonio Palocci para ministro da Fazenda, e Marina Silva para o Meio Ambiente. Pouco tempo depois, acrescentou, a revista americana Time definiria Marina como uma das pessoas mais influentes do mundo, tendo a ministra obtido grande reconhecimento internacional.

Além de exaltar a eficiência do sistema eleitoral na contabilização dos votos e apuração dos resultados, Suplicy assinalou que o segundo turno das eleições permitirá aos brasileiros aperfeiçoar sua escolha por meio da apresentação dos objetivos, valores e programas pelos candidatos Dilma Rousseff e José Serra.

Redução da pobreza

Suplicy salientou também que estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-2009) aponta uma redução da pobreza, embora em ritmo menos acelerado entre 2008 e 2009, além de melhora na distribuição de renda.

Conforme o parlamentar, o estudo, mesmo utilizando três cálculos diferentes para a linha de pobreza, indica redução da mesma nos três indicadores, com redução dos mais pobres entre os pobres, devido à distribuição de renda mais igualitária.



05/10/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda espera Dilma e Marina unidas no segundo turno

SEGUNDO TURNO PODE NEUTRALIZAR ISOLAMENTO PRESIDENCIAL, DIZ MARINA

MARINA SILVA DEFENDE APOIO DO PT A MÁRIO COVAS

Capiberibe diz que PSB começa nova era política com o apoio de Marina Silva

Suplicy, Magno Malta e Mão Santa homenageiam Marina Silva

Suplicy nega "enquadramento" da bancada do PT e apoia sugestão de Marina Silva