Simon sugere indicação do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello ao Nobel da Paz
Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (22), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) apresentou requerimento recomendando que a Organização das Nações Unidas (ONU) indique o embaixador Sérgio Vieira de Mello, morto em atentado a bomba em Bagdá, no Iraque, na última terça-feira (19), ao Prêmio Nobel da Paz.
Apesar de observar que o Nobel não é concedido post mortem, Simon disse que já houve exceção, quando o prêmio foi dado a um secretário-geral da ONU que morreu em desastre de avião, no exercício do cargo.
- Parece que dificilmente se encontrará alguém que reúna as condições de receber o Nobel que o cidadão do mundo Sérgio Vieira de Mello. Ele estava no auge de sua carreira e morreu como um herói da paz, em plena atividade, em seu posto de trabalho - disse Simon.
O senador fez um relato da trajetória do diplomata, destacando o êxito que tinha em suas missões. Chefe do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, cargo que ocupava desde 12 de setembro do ano passado, Vieira de Mello foi indicado pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, em maio passado, para representar a instituição na reconstrução do Iraque.
- Ele tinha extensa experiência em operações humanitárias e de manutenção da paz e era o trabalho em campo que o fascinava. Ele era um profissional da paz que não teve na burocracia das embaixadas a sua especialidade. Esse homem não morreu a serviço do Brasil. A rigor, não morreu a serviço da ONU. Não morreu em um serviço pessoal. Morreu em defesa de uma causa que é a paz mundial. Era um apóstolo andando pelo mundo onde a paz estava em dúvida. Saiu como herói de todos os lugares por onde passou. Seu exemplo serve para todos nós - analisou Simon.
Os senadores Paulo Octávio (DF), em nome do PFL, e Edison Lobão (PFL-MA) apoiaram o requerimento apresentado por Simon.
22/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy faz apelo pela indicação de Sérgio Vieira de Mello para o Nobel da Paz
CRE sugere que Senado indique o nome de Sérgio Vieira de Mello para o Prêmio Nobel
Senado aprova indicação de Vieira de Mello para Nobel da Paz
CRE lembra os dez anos da morte de Sérgio Vieira de Mello
Suplicy registra homenagem a Sérgio Vieira de Mello
Suplicy quer garantir homenagem a Sérgio Vieira de Mello