Suplicy lamenta morte de menino boliviano em São Paulo



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em pronunciamento nesta segunda-feira (1º), expressou seu pesar pela morte do menino boliviano Brayan Yanarico Capcha, de 5 anos, em assalto a residência na Zona Leste de São Paulo, e pediu reflexão sobre a violência que atinge o Brasil. O parlamentar, que compareceu ao velório do menino, afirmou seu compromisso de lutar pelos direitos dos imigrantes bolivianos.

- Por falta de alternativas de trabalho e sobrevivência adequados em seu próprio país, muitas vezes vêm buscar sua sorte e melhores possibilidades de trabalho em São Paulo. São milhares de bolivianos - disse.

Suplicy transmitiu sua solidariedade aos pais de Brayan e citou a mensagem da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que pediu desculpas, em nome do governo e do povo brasileiro, pela tragédia. Para o senador, é preciso ampliar o direito de circulação de pessoas entre os países das Américas, "com condições sociais adequadas", salientando a condição de ilegalidade da maioria dos imigrantes bolivianos no Brasil. A família de Brayan, no entanto, estava legalmente no Brasil.

Seleção

Eduardo Suplicy congratulou a seleção brasileira de futebol pela conquista da Copa das Confederações, no domingo (30 de junho), no Rio de Janeiro. Em sua avaliação, a Espanha, "apesar de ter um time excelente", não conseguiu conter o Brasil, que soube usar a vantagem de jogar em casa.

- Todos os brasileiros estão muito felizes com a belíssima atuação de nossos craques. O espetáculo no Maracanã foi inesquecível. Tivemos uma noite de apoteose. O trabalho tem de continuar para que essa noite se repita no próximo ano, durante a Copa do Mundo de futebol - afirmou o senador.



01/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Appio lamenta morte do menino Éderson Leite

Suplicy lamenta morte de Paulo de Mesquita Neto, pesquisador da USP

Suplicy lamenta a morte de historiador da USP

Suplicy lamenta morte de Steve Jobs

Suplicy lamenta morte do geógrafo Aziz Ab’Saber

Suplicy lamenta morte de Wando e aposentadoria de Rita Lee