Suplicy lamenta mudança no trajeto da corrida de São Silvestre




O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lamentou, em discurso nesta quinta-feira (3), decisão dos organizadores da Corrida de São Silvestre, realizada todo dia 31 de dezembro na capital paulista, de trocar o percurso da prova.

Suplicy informou que 300 pessoas participaram da corrida preliminar de São Silvestre, ocorrida na quarta-feira (2), para pedir que não seja modificado o trajeto original - com largada na Avenida Paulista, passando pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio até retornar ao local do início - para o alternativo, com encerramento próximo ao Parque Ibirapuera.

A mudança teria ocorrido, segundo documento da Associação de Treinadores de Corridas de Rua de São Paulo, lido pelo senador, por falta de estrutura da avenida para a dispersão dos atletas, em razão da festa de Réveillon que, nos últimos anos, tem ocorrido alguns quarteirões adiante do ponto de chegada. A mudança tem sido contestada por atletas, treinadores, profissionais de saúde, organizadores de eventos e especialistas em meio ambiente, com argumentos que vão dos riscos aumentados de lesões ao aviltamento da tradição de uma das competições esportivas mais antigas do Brasil.

Além de mudanças como a adoção de ônibus para montar o guarda-volumes dos atletas e o risco de lesões aumentado, já que a corrida terminará, no novo trajeto, em um declive, Suplicy disse ainda que o novo trajeto afetará o "aspecto sociocultural" da prova

- Pelo novo formato, o público que assiste à prova terá de optar entre ver a largada ou a chegada - alertou.



03/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Quenianos dominam a 89ª edição da Corrida São Silvestre

Febem: Jovens participam da 82ª Corrida de São Silvestre

Febem: Jovens participam da 82ª Corrida de São Silvestre

Febem: Jovens participam da 82ª Corrida de São Silvestre

Febem: Jovens participam da 81ª Corrida de São Silvestre

Febem: Jovens participam da 81ª Corrida de São Silvestre