Suplicy lê carta de dom Flávio Cappio ao STF e anuncia negociação



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) leu nesta terça-feira (18), em Plenário, carta enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo bispo diocesano de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, que está em greve de fome em protesto contra o projeto governamental de transposição das águas do Rio São Francisco. No texto, o bispo volta a classificar o projeto de "faraônico". O parlamentar disse que estão sendo articuladas negociações entre o bispo e as autoridades do governo.

"Depoisde todas as tentativas baldadas de se estabelecer um diálogo da sociedade organizada com o governo sobre o absurdo projeto da transposição e suas alternativas viáveis, não tive outra opção do que pela segunda vez colocar minha vida em risco a fim de que a verdade se mostre", diz a nota do bispo, endereçada ao ministro Carlos Alberto Menezes Direito, relator das ações movidas contra o projeto.

De acordo com Suplicy, a leitura da carta foi autorizada tanto pelo ministro do STF quanto por dom Luiz Flávio Cappio, com quem o senador conversou pouco antes de ler a mensagem. Suplicy também relatou seu contato o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. Este se dispôs a conversar com o bispo e a comunidade que lidera a respeito da transposição.

Dom Luiz Flávio Cappio enviou, por intermédio de Roberto Malvezzi, da Comissão Pastoral da Terra, mensagem ao secretário pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, que ainda nesta terça teria uma reunião na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

- Quero dizer o quão importante será um entendimento. Esse é o nosso empenho, inclusive para que sejam assegurados a vida de dom Luiz Flávio Cappio e o interesse dos estados do Nordeste - disse Suplicy.



18/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy lê carta de dom Flávio Cápio ao STF e anuncia negociação

Crivella critica forma de protesto escolhida por dom Luiz Flávio Cappio

Líderes indicam integrantes de comissão que vai acompanhar caso de dom Luiz Flávio Cappio

Senado cria comissão para acompanhar caso de dom Luiz Flávio Cappio

Suplicy anuncia carta ao presidente Lula em defesa do asilo político para Cesare Battisti

Flávio Arns confia em capacidade de negociação de Lula