SUPLICY PEDE INFORMAÇÕES SOBRE ATENDIMENTO À SAÚDE INDÍGENA



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou hoje (dia 11) requerimento de informações dirigido ao ministro da Saúde, Carlos Albuquerque, em que pede esclarecimentos sobre que providências foram adotadas diante de uma série de denúncias contra a coordenação da Fundação Nacional de Saúde em Roraima. Ele também solicita informações sobre o posicionamento do Ministério em relação à criação de distritos sanitários indígenas.

As denúncias - feitas por sindicatos de servidores públicos e encaminhadas ao procurador da República do estado de Roraima - apontam para descaso com a saúde dos índios, péssimas condições de trabalhos dos servidores da FNS, falta de médicos e medicamentos e malversação de recursos públicos.

Suplicy também salientou que já está no Senado projeto de autoria do deputado Sérgio Arouca (PPS-RJ), que visa a legalização da estrutura dos distritos sanitários indígenas. Conforme disse, hoje existem os distritos sanitários Yanomami e do Leste, "ambos criados através de portarias, por iniciativas de órgãos regionais e parceiros. O sistema de saúde indígena não foi transformado em política pública, orientada pelo governo federal".



11/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS aprova debate sobre atendimento à saúde da população indígena

SUPLICY PEDE INFORMAÇÕES SOBRE A VENDA DA EMBRAER

SUPLICY PEDE INFORMAÇÕES SOBRE ACORDO DO BANESPA

SUPLICY PEDE INFORMAÇÕES SOBRE LICITAÇÃO DA ANATEL

Suplicy pede informações sobre compra do banco ABN Amro

SUPLICY PEDE INFORMAÇÕES SOBRE OPERAÇÕES DO BANCO SANTANDER