SUPLICY PEDE MAIS ASSENTAMENTOS DE FAMÍLIAS NO CAMPO E SAÚDA MARCHA POPULAR
Na última quarta-feira (dia 15), Suplicy esteve com o ministro da Reforma Agrária, Raul Jungman, e disse que as informações dadas pelo ministro são de que, no período entre o dia primeiro de janeiro e 15 de setembro deste ano, o governo assentou entre 30 a 31 mil famílias. O balanço geral do governo, segundo Suplicy, é de que foram assentadas um total de 280 mil famílias nos primeiros quatro anos do mandato de Fernando Henrique Cardoso, o que dá uma média de 70 mil famílias assentadas por ano.
- Acho que esse ainda é um número modesto, apesar de o governo dizer que é o maior número da história do país - observou.
Para o senador, o país sempre praticou a reforma agrária "às avessas", desde a época colonial, com a exploração dos índios e depois dos negros escravos, o que propiciou o aumento da concentração de riquezas. A estrutura fundiária, acrescentou, foi delineando-se sempre a partir de um estilo conservador.
Ele citou dados do Incra, de 1996, segundo os quais 2,5% de proprietários detêm 57% das terras agricultáveis do país. Em sua opinião, embora os dados sejam daquele ano, a concentração de terras deve ter aumentado ainda mais.
17/09/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy saúda decisão do STF de liberar Marcha da Maconha
Programa de habitação rural já beneficiou mais de 70 mil famílias no campo
Casa própria é realidade para mais 103 famílias de São Bernardo do Campo
VIANA SAÚDA MARCHA DE TRABALHADORAS RURAIS
Garibaldi Alves saúda marcha dos prefeitos
Wilson Santiago saúda participantes da Marcha das Margaridas