Suplicy pede que governo brasileiro interceda por anistia a Snowden



VEJA MAIS

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sugeriu nesta terça-feira (17) que o Brasil tente convencer as autoridades norte-americanas a conceder anistia ao ex-funcionário da agência de segurança dos Estados Unidos, Edward Snowden, justamente por ter contribuído com o governo americano ao denunciar um crime que ocorria dentro de um órgão oficial do país, a Natinoal Security Agency (NSA).

Suplicy ainda comentou a Carta Aberta aos Brasileiros, escrita por Snowden, e divulgada nesta terça, em que o ex-funcionário oferece ajuda ao Brasil para combater os abusos de violação de dados, inclusive de autoridades.

- Somos solidários ao empenho dos Estados Unidos para evitar e prevenir ações terroristas, mas não de maneira a ferir os direitos constitucionais e privados de cidadãos em qualquer país do mundo e, em especial, no Brasil - afirmou o senador, observando que um alto funcionário da própria NSA considerou a hipótese de anistia a Snowden.

Suplicy elogiou, também, recente decisão do juiz Richard Leon, da corte do Distrito de Washington, que, em decisão liminar, determinou que o governo dos Estados Unidos suspenda a coleta de dados de dois cidadãos norte-americanos. Além disso, as autoridades devem destruir todas as informações coletadas referentes a essas duas pessoas. O juiz alegou que a coleta de dados viola a Constituição dos Estados Unidos.



17/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy pede a Lula que interceda pela vinda da cubana Yoani Sánchez ao Brasil

Suplicy defende asilo para Edward Snowden no Brasil

José Rainha pede a Covas que interceda pelo Pontal junto à União

Cristovam pede a Lula que interceda junto ao presidente do Irã em favor de cientista preso

Paim pede que Dilma interceda para libertar bióloga brasileira detida na Rússia

Expedito Júnior pede que Garibaldi interceda pela votação, na Câmara, de PEC de interesse de servidores de Rondônia