Cristovam pede a Lula que interceda junto ao presidente do Irã em favor de cientista preso



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) comunicou ao Plenário, nesta quinta-feira (26), ter transmitido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Ministério das Relações Exteriores, pedido que recebeu solicitando sua intervenção junto ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadimejad, no sentido de evitar a condenação à morte do cientista de iraniano-americano Kian Taibackhsh.

O cientista cumpre pena no Irã, onde foi condenado a 15 anos de prisão sob a acusação de ter participado das manifestações que ocorreram após as últimas eleições naquele país. Agora, informou o senador, o cientista está sendo acusado de espionagem, o que significa que poderá ser condenado à morte.

Cristovam pediu ao presidente Lula que dê um telefone ao presidente do Irã, usando a autoridade que adquiriu ao recebê-lo no Brasil e lembrando a maneira como ele foi recebido pelas autoridades brasileiras e faça um apelo pela vida do cientista.

O senador acrescentou que, se fosse o presidente Lula, pediria também a Mahmoud Ahmadimejad o fim da pena de morte no Irã.



26/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Rainha pede a Covas que interceda pelo Pontal junto à União

Mário Couto pede que Sarney interceda junto à Câmara para apressar votação de projetos que mudam aposentadoria

Suplicy pede a Lula que interceda pela vinda da cubana Yoani Sánchez ao Brasil

Alvaro Dias registra protesto de ex-preso político cubano contra o presidente Lula

Presidente da Unitrabalho nega tráfico de influência junto ao governo Lula

Cristovam sugere um 'pacto olímpico' ao presidente Lula