Suplicy presta homenagem à escritora Tatiana Belinky
Em discurso nesta segunda-feira (17), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) prestou homenagem à escritora Tatiana Belinky, falecida no sábado (15) aos 94 anos. O parlamentar apresentou requerimento de voto de pesar por seu falecimento.
- A literatura está mais triste; perdeu uma das sua principais escritoras, Tatiana Belinky, autora de mais de 200 livros infanto-juvenis, entre eles Coral dos Bichos e O Rabanete – disse.
Suplicy informou que Belinky nasceu na Rússia, mas mudou-se para o Brasil com dez anos de idade. Começou a escrever peças teatrais para o público infantil em 1948. Entre 1951 e 1964, sua companhia teatral apresentou peças ao vivo pela TV Tupi.
- Tatiana e seu marido adaptaram para a TV Tupi, em 1952, a primeira versão de o Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, com cerca de 350 capítulos; além de diversas minisséries criadas a partir de romances famosos. O programa ficou no ar ao longo de onze anos – lembrou o senador.
Além disso, informou Suplicy, Belinky escreveu críticas literárias para diversos jornais do país, colaborou com a TV Cultura e traduziu escritores como Tchekhov, Tolstoi e Gogol.
Suplicy também registrou a nota de pesar divulgada pela ministra da Cultura, Marta Suplicy.
17/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy presta homenagem à escritora Rose Marie Muraro
'Tatiana Belinky... E quem quiser que conte outra' é o novo lançamento da Coleção Aplauso
Suplicy presta sua homenagem a Brizola
Suplicy presta homenagem a Vieira de Mello
Suplicy presta homenagem à mãe, Filomena, pelos 105 anos
Eduardo Suplicy presta homenagem a Altamiro Carrilho