Suplicy quer plebiscito sobre reforma política já em agosto
Ao apoiar a proposta de realização de um plebiscito sobre a reforma política, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que o ideal seria realizar a consulta popular já em agosto deste ano. Ele explicou que as mudanças teriam de virar lei um ano antes para serem válidas para as eleições de outubro de 2014.
- O mais rápido e eficiente será que possamos realizar um plebiscito ainda em agosto, de tal forma a podermos realizar as propostas de reforma política até o início de outubro, para valer nas eleições de 2014 – disse.
Suplicy sugeriu que o plebiscito apresente ao eleitorado perguntas sofre o chamado recall de mandatos, eleições diretas para suplentes de senadores, subscrição eletrônica para projetos de lei de iniciativa popular, prévias partidárias e prestação de contas em tempo real de candidatos, partidos e coligações durante as campanhas eleitorais.
O senador aproveitou para registrar os projetos que ele já apresentou que tratam desses e outros temas da reforma política: PECs 73/2005, 55/2007 e 23/2011 e PLSs 84/2011 e 280/2012.
Suplicy também elogiou artigo do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, publicado no jornal Folha de S.Paulo e intitulado “Bem, justiça e tolerância”.
- Barroso falou dos seus compromissos filosóficos, políticos e de respeito à Constituição, quando, ao final, diz que crê no bem, na justiça e na tolerância como valores filosóficos essenciais; na educação, na igualdade, no trabalho e na livre iniciativa como valores fundamentais; e no constitucionalismo democrático como forma institucional ideal – resumiu o senador.
27/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Acir Gurgacz quer plebiscito sobre a reforma política
Vanessa Grazziotin defende plebiscito sobre reforma política
Ângela Portela defende realização de plebiscito sobre reforma política
Aloysio Nunes: manifestações não pediram plebiscito sobre reforma política
Renan apoia plebiscito sobre pontos específicos da reforma política
Cristovam alerta para possibilidade de manipulação de plebiscito sobre reforma política