Suplicy quer que Senado repense homenagem a Filinto Müller



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu que o Senado reflita e reconsidere homenagem prestada ao ex-senador Filinto Müller, que teve toda sua trajetória relacionada à repressão política, durante o Estado Novo, na Era Vargas, e o Regime Militar, instaurado em 1964. Suplicy mencionou projeto de autoria do senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), que solicita a mudança da designação de toda uma ala do Senado Federal, atualmente denominada “Ala Filinto Müller".

Suplicy, que enalteceu o filme recém-lançado Olga, lembrou que Filinto Müller foi o principal responsável pela prisão e deportação de Olga Benário Prestes, mulher do líder comunista Luis Carlos Prestes. Judia e comunista, Olga Benário, que tinha uma filha brasileira, foi mandada para a Alemanha nazista e morta em um campo de concentração, durante a 2ª Guerra Mundial.

O senador defendeu um exame mais criterioso do projeto de Sérgio Cabral, que troca o nome de Filinto Müller da ala do Senado para o de Nelson Carneiro. Senador pelo Rio de Janeiro, Carneiro foi o autor da Lei do Divórcio e notabilizou-se pela defesa dos direitos da mulher. O parecer contrário, do senador Heráclito Fortes (PFL-PI), já foi aprovado pela Comissão Diretora e aguarda leitura em Plenário. O projeto já havia sido rejeitado também na Comissão de Educação.

Suplicy argumentou que Filinto Müller, como chefe da polícia política de Vargas, "cometeu desmandos e atrocidades",  fatos que não recomendariam que o Senado o homenageasse, dando seu nome a uma de suas mais importantes alas, mesmo considerando que, em época posterior, foi eleito senador por Mato Grosso, chegando a presidir a Casa.

O senador elogiou a beleza e o valor artístico do filme Olga, baseado em livro homônimo do jornalista Fernando Morais, dirigido por Jayme Monjardim. Ele recomendou aos senadores que assistissem ao filme antes de decidir sobre a rejeição definitiva do projeto de lei do senador Sérgio Cabral.



05/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE debate mudança de nome da ala Filinto Müller no Senado

Nome de Filinto Müller poderá ser retirado de ala de gabinetes do Senado

Ala Filinto Müller do Senado poderá ter nome mudado para Luiz Carlos Prestes

Filinto Muller serviu a duas ditaduras

Filinto Muller colaborou com duas ditaduras

Mudança do nome da Ala Filinto Muller está na pauta da Comissão de Educação